Foi dado o início da campanha Construção Solidária 2025, uma iniciativa do Sinduscon, em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio das Secretarias de Assistência Social, de Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Defesa Civil e Cohavel. O lançamento oficial ocorreu na manhã de hoje (23), no antigo barracão do CTG, localizado na Rua Antonina com a Rua Riachuelo.
A campanha tem como objetivo arrecadar materiais de construção, em bom estado, provenientes de sobra de obras ou de estoques, que sejam destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil farão o mapeamento das famílias beneficiadas, com base em critérios técnicos e sociais.
A proposta é promover a solidariedade, o incentivo ao reaproveitamento de recursos e a destinação correta dos insumos excedentes, contribuindo também com a preservação ambiental.
O projeto foi idealizado em 2024, mas teve sua execução adiada devido à mobilização nacional em apoio ao estado do Rio Grande do Sul, fortemente afetado por desastres climáticos. Em 2025, com condições detalhadas e foco direcionado às demandas locais, a campanha foi retomada.
Empresas associadas ao Sinduscon Paraná Oeste que desejem contribuir diretamente com o sindicato, responsáveis por organizar a coleta e o transporte até o ponto de armazenamento. O rastreamento e a destinação às famílias serão conduzidos pelas equipes técnicas de assistência social.