Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), o Brasil é o segundo país do mundo que mais cobra impostos de empresas em seu território. Para arcar com os tributos exigidos, são necessários cerca de 150 dias de trabalho ao longo do ano.
Com isso em mente, a CONAJE promove, todo ano, o Feirão do Imposto, evento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária no Brasil. No Paraná, a iniciativa envolve ações educativas, informativas e de impacto social, e é promovida pela ACIC Jovem. Em maio, os núcleos do estado inteiro são convidados para desenvolver ações de conscientização ou protesto contra os impostos cobrados nacionalmente.
Marianne Basso, diretora de finanças da ACIC Jovem, explica que, durante todo o mês, são promovidas rodas de conversa, blitz e parcerias com a imprensa e com diversas empresas, visando oferecer produtos com desconto especial, "com o valor no qual eles poderiam ser vendidos caso a tributação fosse mais baixa".
Feirão do Imposto em Cascavel
Entre os dias 26 a 31 de maio (segunda a sábado), o Catuaí Shopping Cascavel participará do Feirão do Imposto, organizado em parceria com os núcleos locais. Durante a ação, diversas lojas do Shopping oferecerão produtos e serviços com valores especiais, sem a cobrança de impostos ou com descontos representativos. Claudia Michiura, superintendente do Catuaí, explica que, para o centro comercial, "a ação tem o objetivo de atrair um público engajado, gerar movimento nas lojas e associar a marca do Shopping a uma causa de conscientização social".
A iniciativa também pretende gerar impactos significativos em Cascavel. Na semana da ação, as mais de 20 lojas participantes estarão sinalizadas com adesivos na vitrine. Os produtos em "promoção" também estarão demarcados. "O objetivo é tornar claro para o consumidor o valor que seria pago com imposto e o valor promocional, reforçando a mensagem de conscientização", explica Claudia.
"Eu também sou lojista", afirma Marianne Basso. A diretora de finanças da ACIC Jovem conta que entende a importância da ação promovida no Shopping. "O Catuaí também abraçou essa causa, nos apoiando, se tornando nosso parceiro", completa. Marianne explica o motivo de ter apresentado a proposta do Feirão ao centro comercial: "o nosso alcance é muito maior, nossa voz ganha mais força. O Shopping nos recebeu de braços abertos. Como lojista e nucleada, vejo que esse é um trabalho essencial".