Um grave acidente ocorreu nesta sexta-feira (9) no Porto São José, em São Pedro do Paraná, no noroeste do estado. Uma carreta carregada com 39 toneladas de fertilizante caiu no rio Paraná, após o motorista perder o controle do veículo.
O motorista relatou que o freio da carreta não funcionou e, para evitar colidir com casas, ele direcionou o veículo para o rio. Felizmente, o motorista sobreviveu ao acidente e não teve ferimentos graves.
A carreta ficou submersa a cerca de oito metros de profundidade, mas o motorista conseguiu sair a tempo. A carga de fertilizante estava armazenada em bags.
O Instituto Água e Terra (IAT) está avaliando o risco ambiental do acidente e informou que não houve vazamento no rio. No entanto, a instituição está monitorando as águas para determinar se houve algum dano ambiental.
A empresa proprietária da carreta, com sede em Londrina, acionou o seguro da carga e do veículo e precisará apresentar um plano de retirada do material, que deve ocorrer na próxima semana.
A Marinha do Brasil também está acompanhando a situação e informou que vai instaurar um inquérito para avaliar as causas do acidente. O órgão também confirmou que não houve vazamento de óleo.
A rampa de acesso ao rio foi interditada para veículos e embarcações por questão de segurança. O IAT continuará monitorando a situação e responsabilizará a empresa se houver danos ambientais.
Delcides Gonçalves, fiscal do IAT, disse que estão aguardando a empresa providenciar a remoção do material e fazendo o monitoramento das águas para saber se houve dano ambiental. "Se isso aconteceu, a empresa será responsabilizada", explicou.
Via G1 PR