A pré-conferência online de empregabilidade realizada na quarta-feira, 16, abriu espaço para discussões técnicas que estarão em pauta na conferência marcada para 17 de junho, em Marechal Cândido Rondon. O evento foi organizado pela Câmara Técnica de Empregabilidade do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) em parceria com o GPTW (Great Place to Work).
A especialista da GPTW, Cinthia Santini, com mais de duas décadas de atuação em multinacionais e consultorias, apresentou os principais desafios da gestão de pessoas no cenário atual. Entre os temas abordados por ela, destacaram-se comunicação interna, saúde mental, desenvolvimento de lideranças e engajamento de equipes.
Coordenador da Câmara Técnica de Empregabilidade, Sergio Marcucci avaliou a pré-conferência como determinante para reposicionar o papel do RH diante das mudanças nas Normas Regulamentadoras. “A pré foi uma etapa importante na discussão sobre a atualização da NR 1 e da NR 17. Abordamos a temática ‘obrigação ou oportunidade’ para o RH que deseja se tornar estratégico”.
Segundo Marcucci, as principais ações de saúde mental adotadas nas empresas envolvem palestras, rodas de conversa e treinamentos com líderes. Também ganham espaço iniciativas como oferta de terapia como benefício e a realização de avaliações periódicas do estado emocional dos colaboradores. “Essas ações buscam não apenas atender exigências da NR 1, mas fortalecer a cultura organizacional, reduzir o turnover e melhorar a experiência do colaborador”.
O que é?
A NR 1 estabelece diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho. Exige que as empresas realizem identificação e avaliação de riscos, capacitem trabalhadores e mantenham programas como o PPRA e o PCMSO. Já a NR 17 trata de ergonomia. Prevê análise das condições físicas e cognitivas dos postos de trabalho, com adaptação dos ambientes às características dos empregados, além de treinamentos específicos e documentação das medidas adotadas.
As normas, segundo os participantes, impõem deveres, mas também abrem espaço para estratégias que impactam diretamente o desempenho e o ambiente organizacional. Marcucci faz um agradecimento especial a todos os integrantes da Câmara de Empregabilidade, que estão atentos às novidades e contribuem para discussões ao presente e ao futuro das empresas, das mais diferentes áreas, que produzem e geram oportunidades no Oeste do Paraná.