As buscas por Matheus Berta, de 21 anos, seguem intensas em Santa Helena nesta segunda-feira (28). O jovem desapareceu na manhã de domingo (27), durante o 12º Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré, realizado no Balneário Terra das Águas. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil retomaram os trabalhos às 7h, com reforço de bombeiros especializados deslocados de Foz do Iguaçu.
De acordo com informações apuradas, o acidente envolveu duas embarcações logo após a largada da competição, no Lago de Itaipu. Matheus e o pai, moradores de Medianeira, estavam em uma das embarcações. O pai foi resgatado em estado grave, após sofrer lacerações no crânio provocadas pela hélice de outra embarcação. Ele foi transferido para o Hospital Bom Jesus, em Toledo, onde passou por cirurgia. Matheus, no entanto, continua desaparecido.
Além do pai e do filho, outras quatro pessoas foram atendidas no local. Uma das vítimas sofreu lesões no braço e no rosto, outra teve uma crise hipertensiva e uma terceira, que presenciou o acidente, sofreu crise nervosa. Todas foram encaminhadas ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto e passam bem.
A Marinha do Brasil, que acompanhava o evento com equipes de fiscalização desde o dia anterior, também auxilia nas buscas. Em nota oficial, a Capitania Fluvial do Rio Paraná confirmou o abalroamento entre as embarcações e detalhou que, no total, seis pessoas estavam envolvidas — quatro em uma embarcação e duas em outra.
Em respeito às vítimas e seus familiares, a organização do torneio, a Associação de Pesca Esportiva Kai&Sara (ASPESKAS), decidiu cancelar o restante do evento. Segundo Giovani Maffini, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), uma nova data para o sorteio da premiação, que ultrapassa meio milhão de reais, será anunciada posteriormente. Esta edição do torneio contava com aproximadamente 410 inscrições.