Com 37 mandados, PCPR mira megaesquema criminoso de tráfico de drogas no Sudoeste


 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas na manhã desta terça-feira (15) para cumprir 37 mandados judiciais contra uma organização criminosa que atua no tráfico interestadual de drogas, utilizando cidades do Sudoeste do Estado como rota para a atividade ilícita. A ação acontece de forma simultânea nas cidades de Francisco Beltrão, Manfrinópolis e Três Barras do Paraná, no Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina.


Cerca de 120 policiais civis têm a missão de cumprir 13 mandados de prisão preventiva pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, 24 de busca e apreensão, além do sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias dos investigados. A ação tem o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR e a atuação de cães de faro para reforçar a eficácia das diligências.


A operação é resultado de uma investigação que teve início em junho de 2023, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cinco toneladas de maconha em um caminhão na cidade de Francisco Beltrão. Na ocasião, um homem foi preso em flagrante.


A investigação da PCPR identificou que a droga estava relacionada a um grupo criminoso que adquiria entorpecentes em áreas fronteiriças, fazia o transporte até a região Sudoeste e o armazenava provisoriamente em áreas rurais da região. Posteriormente, a droga era distribuída para outros Estados da federação, sendo Santa Catarina o principal destino.


Ao longo dos dois anos de investigação, o grupo movimentou mais de R$ 52 milhões por meio de contas bancárias de familiares e de pessoas jurídicas de empresas atuantes nas áreas de alimentação, entretenimento, produtos de beleza, hotelaria e transporte sediadas na cidade de Francisco Beltrão. Os negócios lícitos eram utilizados como forma de lavagem de dinheiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem