O secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, participou na manhã desta sexta-feira, 11, na Acic, de reunião itinerante da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná. Prestigiaram o encontro o presidente da Fehospar, Rangel da Silva, o secretário municipal de Saúde, Ali Haidar, o presidente do Sindihosp e vice-presidente da Acic para Assuntos da Saúde, Tomaz Tanaka, o coordenador do Núcleo de Saúde Francisco de Assis Silva, além de outras autoridades da área.
Beto Preto destacou a parceria com os hospitais fortalecida principalmente durante e pós-pandemia da Covid, a maior emergência sanitária dos últimos cem anos no mundo. “Sem vocês, não teríamos conseguido passar por esse momento tão delicado”, afirmou, para enumerar três pontos de pauta da Secretaria de Estado da Saúde que busca contemplar as instituições de saúde do Paraná. São eles: eficiência energética nos hospitais, qualidade da água e efluentes e redução de taxas em contratações feitas por hospitais.
Pedidos
Por sua fez, a Fehospar apresentou solicitações ao secretário Beto Preto. São as seguintes: concessão de novo programa de incentivo financeiro a toda rede credenciada, em parcela única, para todos os hospitais e estabelecimentos de serviços de saúde que atendem o Sistema Único de Saúde, tal como feito pela edição do Decreto 12.888/2023; Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná com a inclusão de novo programa de qualificação profissional para a Rede Credenciada, disponibilizando vagas para a capacitação dos temas, tanto em Pós-Graduação quanto em cursos de educação continuada.
E mais: Incentivos para toda a Rede Credenciada para o avanço na atualização de todos os sistemas de Tecnologia de Informação, implementação e integração dos sistemas, inclusive para a aplicação correta da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e custos de equipamentos que possibilitem a operacionalização dos sistemas, e concessão de reajuste anual dos contratos, na data de aniversário de cada contrato, para o reequilíbrio econômico-financeiro das instituições, tendo como motivação a variação do mercado de insumos e serviços. Essa medida também, corrobora com o Estado na equalização da parcela dos prestadores de saúde no percentual mínimo de investimento do Estado do Paraná em ações e serviços de saúde.