Uma prática absurda foi descoberta durante uma fiscalização do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em conjunto com a Promotoria de Justiça da Comarca de Seara. Em açougues, supermercados e restaurantes das cidades de Seara e Xavantina, no Oeste do estado, carnes vencidas estavam sendo maquiadas com corantes para enganar os consumidores. As ações ocorreram entre os dias 24 e 26 de março, mas só foram divulgadas na quinta-feira (27). Ao todo, 17 estabelecimentos passaram por vistorias. A lista dos locais, no entanto, não foi divulgada.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram carnes com validade expirada, algumas já congeladas após o vencimento, o que contraria as normas sanitárias. Para disfarçar o aspecto deteriorado, os responsáveis aplicavam corantes vermelhos nas peças, numa tentativa de simular o aspecto de carne fresca.
A operação também revelou outros problemas sérios: moscas dentro de embalagens, ovos deixados ao sol, hortaliças apodrecidas com fungos, e uma enorme quantidade de laticínios como queijos, iogurtes, sorvetes e leite fora da validade.
Restaurantes fiscalizados também apresentavam um cenário preocupante.
Além de alimentos vencidos há meses, havia carnes mal armazenadas e ambientes sem condições mínimas de higiene.
Segundo o Promotor de Justiça Wesley da Silva Müller, “foram identificadas diversas irregularidades sanitárias graves, o que levou à apreensão e retirada de vários produtos de circulação”.
O vídeo divulgado pelo MPSC mostra o momento em que os corantes são usados para “reviver” carnes já impróprias para o consumo. As imagens causaram revolta nas redes sociais. A recomendação é que os consumidores fiquem atentos à aparência, cheiro e procedência dos alimentos, principalmente carnes e derivados. O MPSC segue apurando as responsabilidades dos envolvidos.