Receita Federal e Polícia Federal deflagram operação contra contrabando de cigarros eletrônicos no Paraná



A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (11), a Operação EVALI, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no contrabando de cigarros eletrônicos e essências estrangeiras.




A investigação apontou que o grupo operava de forma estruturada, adquirindo mercadorias ilícitas e transportando-as em veículos de passeio. Para evitar a fiscalização, batedores monitoravam as estradas e se comunicavam por meio de grupos de mensagens, utilizando códigos para identificar postos da Polícia Rodoviária Federal e rotas de desvio.




Os envolvidos movimentavam grandes quantias em dinheiro sem compatibilidade com a renda declarada, utilizando empresas de fachada para ocultar a origem ilícita dos valores. Também realizavam fragmentação de transações financeiras para tentar burlar a fiscalização.




A operação cumpre cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nas cidades de Cascavel, Céu Azul e Matelândia. Além disso, houve o sequestro e bloqueio de bens, veículos de alto valor e ativos financeiros dos investigados.




Os suspeitos poderão responder por organização criminosa, contrabando e lavagem de dinheiro. A ação conta com a participação de oito auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, além de 25 policiais federais.

Postagem Anterior Próxima Postagem