Famílias contempladas pelo Pró-Moradia recebem capacitação profissional em Cascavel


Além de garantir moradias dignas, o programa Pró-Moradia também oferece capacitação profissional às famílias beneficiadas, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.




A costureira Juliana Camargo, uma das contempladas, celebra a mudança de vida. “Estou feliz. Quero abrir um salão no Favo de Mel, onde vou morar com minha família. Minha vida vai mudar e poderei ajudar meu marido nas despesas de casa”, afirmou.




O prefeito Renato Silva destacou que o programa vai além da entrega das casas. “Muitas vezes, as pessoas têm vontade, mas não sabem por onde começar. Por isso, oferecemos capacitação para que possam encontrar um caminho profissional”, explicou.




A Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel) está promovendo um curso profissionalizante exclusivo para os beneficiários do programa, realizado no Salão Comunitário do Jardim Melissa. O presidente da Cohavel, Vinicius Boza, ressaltou que 2% dos recursos do Pró-Moradia são destinados a trabalhos técnicos e sociais, incluindo a formação profissional.




O curso, iniciado há 30 dias, abrange técnicas de corte de cabelo, sobrancelha em hena e manicure. Ministrado por professores contratados via licitação, o treinamento busca preparar os participantes para o mercado de trabalho. “Essas mulheres estão aprendendo técnicas de beleza, atendimento ao cliente e ética profissional. Elas sairão prontas para atuar e conquistar uma renda própria”, disse a professora Vanessa Vacheleski.




A dona de casa Adriana Ribeiro reforçou a importância da capacitação. “Os cursos são fundamentais para mulheres como eu, que não podem trabalhar fora. Se conseguir atender em casa, será uma renda extra que ajudará bastante”, disse.




Conjunto Favo de Mel




A Cohavel está construindo 117 casas do programa Pró-Moradia no loteamento Favo de Mel, no bairro Interlagos, destinadas a famílias que vivem em ocupação irregular no Jardim Melissa. As moradias, de 41 m², contarão com infraestrutura completa.




O investimento total na obra é de R$ 18,7 milhões, com prazo de execução de 24 meses a partir de abril de 2024.


Postagem Anterior Próxima Postagem