A manhã de hoje (6) foi de eleição no Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), formado por 25 Municípios, da área de abrangência da 10ª Regional de Saúde, e criado em 1995. O Cisop atende a uma população de cerca de 600 mil habitantes, sendo 60% de Cascavel e os 40% restantes formado por moradores dos demais Municípios.
Na eleição, por aclamação, o prefeito de Capitão Leônidas Marques, Maxwell Scapini, assumiu o cargo de presidente lugar de Vladimir Barella, ex- prefeito de Iguatu. “Além dos atendimentos de excelência prestados à população pelo Cisop, uma outra missão é também manter os prefeitos que fazem parte desse Consórcio unidos, dando o seu melhor para que a gente possa avançar ainda mais, melhorar ainda mais a saúde da nossa população. Então, os prefeitos têm essa responsabilidade, trocar ideias e ver de que forma nós podemos fortalecer a nossa gente e o nosso povo com um bom atendimento na saúde’, disse o prefeito Renato Silva, presente na eleição.
Para o atual presidente do Consório Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná, Mawwell Scapini, a ideia é trabalhar sempre em harmonia com todos os Municípios que formam o Cisop. "Vamos tomar decisões juntos para que a gente possa cada vez acertar mais. Temos já um diálogo juntamente com o governo do Estado, e em hipótese alguma nós queremos que o Cisop seja um concorrente do governo do Estado em questões de cirurgias ou exames, nós queremos uma parceria. Queremos cada vez mais unir tanto o Cisop como o governo do Estado, para que a gente possa sempre tentar resolver algumas situações que nós temos. São algumas demandas como consultas represadas, cirurgias represadas, esse é o objetivo”.
O ex-presidente do Cisop e ex-prefeito de Iguatu, Vladimir Barella, disse que “hoje o Cisop atende em torno de 130 mil exames/mês, temos mais de 300 prestadores de serviços, já realizamos acima de 30 mil cirurgias eletivas, então, o Cisop é bem resolutivo, e nós realizamos cirurgias hoje em Corbélia, Nova Aurora, Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu e Céu Azul. O Cisop é vital para a população, é o pulmão da população. Ele representa 70% dos atendimentos dos Municípios, eu diria assim, em especialidades atende 100% dos municípios. Hoje nós temos um prédio aqui de 4.670 metros quadrados, mais de 130 salas, temos mais de 150 médicos especialistas que estão atendendo a toda a nossa população em 37 especialidades”.
O secretário de Saúde de Cascavel, Ali Haidar, também acompanhou a eleição do novo presidente do Cisop e destacou a importância da união entre todos os municípios para discutir soluções para o consórcio atender ainda com mais qualidade a população. “Nós sabemos que cada município tem uma dificuldade específica, cada município enfrenta uma dificuldade com relação à organização ou à sua equipe ou à distância. Então, nós temos que considerar tudo isso nos nossos processos de organização. É muito importante uma união entre os secretários e entre os prefeitos para debater esses assuntos de saúde, debater essas questões relacionadas à organização do processo, às metodologias aplicadas para a disponibilização das consultas e dos procedimentos para os pacientes. A intenção é sempre melhorar”, finalizou ele.