Câmara lança canal de denúncias e promove discussões sobre direitos das mulheres



A Câmara Municipal dedicou toda a sexta-feira (07) a atividades ligadas ao Dia da Mulher, como apresentação musical e rodas de conversa sobre direitos da mulher no trabalho e no enfrentamento à violência, sobre saúde feminina e sobre segurança financeira. A organização foi da Procuradoria da Mulher com apoio da Escola do Legislativo.

O que aconteceu

A programação começou com uma apresentação musical da cantora Oyiny, nome artístico da servidora Mariana Gomes, assessora parlamentar da vereadora Bia Alcântara (PT), que é a procuradora da Mulher. Ela foi acompanhada no violão pelo seu produtor musical Hércules. Na sequência, a abertura foi conduzida pela vereadora e pelas procuradoras-adjuntas Regina Krauss e Janaiara Pompeu. Participaram ainda o presidente da Câmara, Tiago Almeida (Republicanos) e os vereadores Policial Madril (PP) e Antonio Marcos (PSD).

Tiago Almeida acolheu as servidoras e servidores presentes e disse que sua gestão na Presidência do Legislativo vai se dedicar a garantir transparência em todas as ações e apoiar a criação e implementação de um Protocolo de Atendimento da Procuradoria da Mulher.

Denúncias online

Logo no início do evento, a procuradora Bia Alcantara anunciou o lançamento de um serviço para acolhimento de denúncias, reclamações e sugestões na página da Procuradoria da Mulher, dentro do site da Câmara Municipal. O registro pode ser feito por mulheres da comunidade e também servidoras da casa, pode ser de forma presencial ou preenchendo um formulário eletrônico no site, e também pode ser tanto de forma identificada como anônima.

O link para a página da Procuradoria é:

https://www.camaracascavel.pr.gov.br/a-camara/procuradoria-da-mulher/

Na página há instruções para o caso de a pessoa desejar fazer uma manifestação presencial e logo abaixo um link para acessar o formulário para manifestação eletrônica. No início do formulário a mulher já pode escolher se quer se identificar ou se a manifestação será anônima.

A mulher no ambiente de trabalho

A primeira roda de conversa, ainda na parte da manhã, foi com a advogada Camila Ricci. Ela falou das diversas situações em que os direitos das mulheres podem estar sendo violados dentro do ambiente de trabalho. Explicou sobre as formas explícitas ou sutis de como superiores ou subalternos podem estar cometendo abusos psicológicos, assédio moral ou sexual. Depois de várias falas de mulheres e homens da plateia, a advogada se disse feliz com a participação. "Olha que eu não sou de ficar muito otimista quando converso sobre a situação da mulher no trabalho, mas hoje aqui eu saio feliz, vejo que vocês têm consciência e estão engajadas nessa luta", afirmou Camila.

Enfrentamento à violência

Já no começo da tarde, foi a vez do tema da violência contra a mulher. Com o título "Cicatrizes Invisíveis", a palestra da advogada Mayara Morais falou dos direitos das mulheres e da prevenção à violência. Ela detalhou as diversas maneiras como a violência se expressa nos relacionamentos.

Vida longa e saudável

A nutricionista Tania Muzeli falou sobre saúde e particularidades da mulher na manutenção de uma vida saudável. "Importante aprendermos como cuidar do nosso corpo sem cair em armadilhas da cultura da dieta e sem nos tornarmos nossas próprias carrascas", explicou. Tania defende que o bem-estar físico está relacionado diretamente às condições mentais e sociais, e não apenas a ausência de doenças.

Segurança financeira

Estratégias para alcançar a autonomia e a independência financeira foram o assunto trazido pela especialista em investimentos Angela Bayer. Preconceito, a dupla jornada das mulheres e problemas com autoconfiança são algumas das dificuldades encontradas pelas mulheres na hora de empreender ou tomar as rédeas de sua vida financeira.

Quem são as palestrantes

Camila Milazzotto Ricci é advogada. Mestre em Direito. Presidente da 9 Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PR. Professora de Direito Processual Penal e Direito Constitucional.

Mayara Martins de Morais é advogada familiarista para mulheres e presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB de Cascavel.

Tania Deihcmann Monreal Muzeli é nutricionista esportiva e comportamental. Nutricionista há 26 anos, com ampla experiência em nutrição esportiva e clínica e comportamental. Graduada em Nutrição e em Pedagogia, é especialista em Nutrição Esportiva. Atualmente, ela é mestranda em Farmácia pela Unioeste.

Angela Tonial Bayer é formada em Administração pela FAG, com MBA em Gestão Comercial e pós em Agronegócios. Ela possui certificação CEA (especialista em investimentos), trabalha no mercado financeiro há 19 anos, é casada e mãe de dois filhos.


Postagem Anterior Próxima Postagem