Após 10 dias de operação conjunta entre a SENAD e a Polícia Federal, com o apoio do CODI-FTC e do Ministério Público, foram concluídas as tarefas de erradicação de lavouras e cancelamento de bases de tráfico de drogas em áreas florestais do Departamento de Amambay.
Utilizando helicópteros da Força Aérea Paraguaia e da Polícia Federal brasileira, as equipes táticas invadiram e eliminaram 289 hectares de plantações de cannabis, além de 12,2 mil quilos de drogas prontas e 57 acampamentos. Estas ações permitiram retirar de circulação cerca de 879 mil quilos de maconha, o que representa uma perda econômica para as estruturas criminosas de aproximadamente 26 milhões de dólares, dinheiro que geralmente financia atos violentos na zona fronteiriça.
Autoridades acompanharam o encerramento da operação
O Ministro Jalil Rachid, juntamente com o Comandante do CODI, General Abel Acuña, o Diretor de Combate ao Crime Organizado Ricardo Saadi e a procuradora Rosana Coronel participaram nas últimas intervenções realizadas e destacaram a importância da cooperação nacional e internacional na luta contra o tráfico de drogas, tendo em conta o forte impacto negativo que a Operação “Nova Aliança” gera na criminalidade regional.