A Apae de Cascavel sedia ao longo de quatro dias (13 a 16 de março), em sua sede, localizada na rua Manaus, 3990, no bairro Tropical, um curso imersivo sobre Pediasuit.
Foram confirmadas a participação de representantes de 20 Apaes do Paraná, entre as quais Cascavel, Terra Rica, Ubiratã, Assis Chateaubriand, Ivaiporã, Nova Esperança, Prudentópolis, Santo Antonio da Platina, Agudos do Sul, Dois Vizinhos, Carlópolis, Turvo, Guarapuava, Nova Aurora, Laranjeiras do Sul, Juranda, Rio Bonito do Iguaçu, Ponta Grossa, Cafelândia e Candói. O curso será proferido por Renan Alves.
A abertura é nesta quinta-feira, a partir das 8h30, com aulas teóricas pela manhã ministradas na sala de informática da Apae de Cascavel. No período da tarde, será a vez dos profissionais de todo o Paraná participarem das aulas práticas, na sala de Pediasuit da instituição.
A Apae de Cascavel foi a primeira instituição do gênero no Brasil a oferecer esse serviço gratuitamente aos seus alunos. O Pediasuit consiste em uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica, contendo chapéu, colete calção, joelheiras e calçados adaptados interligados por andas elásticas.
O conceito básico é o de criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo do funcional possível, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso que são fundamentais na modulação do tônus muscular da função sensorial e vestibular. As bandas elásticas são ajustáveis. Há também a gaiola chamada de spider, em que o paciente usa um cinto ao qual cabos elásticos são conectados. O Pediasuit foi criado em 2006.
O curso tem o apoio da Neurobrinq, New Adapt, New Cyclel, Selote, Evolvik e Pediasuit.