Em um ano simbólico para as relações entre Brasil e Japão - que celebram 130 anos de diplomacia em 2025 -, a ACEC (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel) inaugurou sábado (8) o seu novo Espaço Multiuso. A obra representa mais do que uma ampliação estrutural. Trata-se de um marco para a cidade, fortalecendo a promoção da cultura japonesa e reafirmando o compromisso da entidade com a preservação e a difusão das tradições nipônicas.
Fruto do esforço coletivo da comunidade japonesa local, com apoio do Governo do Japão e do Consulado Geral do Japão em Curitiba, a nova estrutura amplia as possibilidades de eventos culturais e esportivos, proporcionando condições ideais para fortalecer ainda mais os laços entre os dois países. Além disso, soluciona um desafio histórico da associação de conciliar os ensaios de diferentes grupos culturais. Agora, a sede abriga adequadamente todas as atividades, como educação, dança, canto e taiko (tambores japoneses), permitindo que cada expressão artística tenha seu espaço.
O impacto dessa conquista foi destacado pelo cônsul-geral do Japão, Yasuhiro Mitsui, que reconheceu a relevância da cultura japonesa tanto para a comunidade nipônica quanto para a cidade.
“Cascavel é uma cidade jovem, e a comunidade japonesa tem contribuído significativamente para seu desenvolvimento, inspirando com sua organização, harmonia e tradições, além de uma culinária amplamente apreciada”. Ele também ressaltou que a nova estrutura fortalece a atuação da ACEC, garantindo que os grupos culturais continuem crescendo e mantendo vivas suas tradições.
“Em diálogo com o prefeito Renato Silva, reafirmamos essa parceria, consolidando ainda mais os laços entre Japão e Cascavel”. Essa visão foi reforçada pelo vice-prefeito Henrique Mecabô, que representou o prefeito Renato Silva na solenidade. Mecabô destacou a importância da ACEC ao longo da história de Cascavel que, aos 73 anos, conta com uma comunidade japonesa organizada desde 1968, consolidando-se como exemplo de integração e respeito à diversidade cultural.
A ampliação das atividades da ACEC reflete a crescente relevância de Cascavel no cenário nacional. O Grupo Zenshin Daiko, que levará o nome da cidade ao Campeonato Mundial de Taiko no Japão em março, a tradicional Nipofest, que chega à sua 7ª edição em maio, além dos grandes nomes nas competições de canto e as várias lideranças que representam a cidade mostram como a cultura japonesa é um elo entre gerações.
“A cultura japonesa tem como elemento central o respeito e a gratidão. Hoje, estamos aqui exatamente nesse sentimento de gratidão à ACEC”, pontuou.
Momento histórico
O trabalho da ACEC na preservação e promoção da cultura japonesa em Cascavel, no Paraná e no Brasil é um legado que precisa ser fortalecido e reconhecido, segundo o deputado federal Luiz Nishimori. Ele destacou o papel do Consulado do Japão em Curitiba na viabilização de investimentos que vão além do setor cultural, beneficiando áreas como saúde e educação. “Nenhum outro país apoia o Brasil como o Japão.
Precisamos reconhecer isso e celebrar os 130 anos de relações com eventos à altura dessa parceria”, acrescentou o deputado Nishimori.
Entre os projetos apoiados pelo governo japonês está justamente o Espaço Multiuso da ACEC, que segundo o presidente da entidade, Paulo Minaki, simboliza o esforço coletivo e o reconhecimento do apoio do Japão. “Após a pandemia, crescemos muito e precisávamos de uma estrutura maior. Esse sonho só se tornou realidade graças à parceria com o Governo Japonês e à dedicação de todos que fazem parte da ACEC”, afirmou.
O investimento soma mais de R$350 mil doados pelo Governo do Japão, além de mais de R$400 mil de investimento próprio da Associação. Os valores representam um novo capítulo na história da associação, que teve o reconhecimento com mais um projeto. “É um processo minucioso, que demanda aprovação e comprovação, mas que nos honra pela conquista”.
Cultura do Futuro
Manter viva a cultura japonesa para as próximas gerações é um compromisso da ACEC, que sempre contribuiu com trabalho, cultura e educação. A inauguração do novo Espaço Multiuso simboliza não apenas uma conquista estrutural, mas também a continuidade de um legado, como destacou Paulo Minaki.
“Temos muitos jovens em nossa associação e estamos preocupados em manter as tradições. Estamos construindo e transmitindo valores para que nossas crianças preservem e não esqueçam tudo o que foi feito até aqui”, afirmou.
Essa dedicação foi reconhecida também pelo presidente da Liga Oeste Paranaense, Carlos Kaneko. “Os jovens de hoje pensam diferente, mas aqui temos a prova de que tradição e modernidade podem caminhar juntas. E Cascavel dá exemplo ao agregar e ir além”.
Kaneko ainda reforçou o impacto regional deste movimento e falou em nome de todas as cidades que compõem a Liga Oeste. “Posso dizer que este é um momento histórico, pois Cascavel não apenas preservou um legado, mas impulsionou uma nova força para todos nós. Nossa cultura, nossa culinária e nossos esportes devem continuar vivos por muitas gerações”, concluiu.
Presenças ilustres
A inauguração foi prestigiada por diversas autoridades e representantes da comunidade japonesa. Entre os presentes, estavam a cônsul e chefe do Setor Cultural do Consulado em Curitiba, Keiko Kikuchi, e a consulesa Naomi Mitsui. A vereadora de Maringá e presidente da ABRAC (Associação Brasileira da Canção Japonesa), Akemi Nishimori, também participou do evento, assim como os vereadores de Cascavel, Carlos Xavier e Rondineli.
O vice-presidente da ACEC e vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná, Adriano Hoshi, também representou Eduardo Suzuki, presidente da Aliança Cultural. Pelo governo municipal, estiveram presentes os secretários Coronel Lee (Segurança Pública) e Margarida Carneiro (Desenvolvimento Econômico). O evento também contou com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira de Taiko (ABT), Guilherme de Oliveira Tomishima, do diretor regional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão, Takao Koike, e do presidente da ABT, Marcelo Shintaro Takano.
A solenidade foi seguida de um almoço de confraternização.