Cascavel está em surto de chikungunya, tendo registrado 277 casos confirmados no município, além de 54 casos de dengue. Ações como essa são fundamentais no combate ao mosquito Aedes aegypti, já que o descarte irregular de lixo e entulhos cria ambientes propícios para a proliferação do mosquito transmissor das doenças. Com a remoção desses resíduos, a força-tarefa contribui diretamente para a redução dos focos do mosquito, ajudando a proteger a população.
No bairro Melissa, os trabalhos já foram concluídos no final da Rua Goiabeira em áreas de difícil acesso na última sexta-feira (7), mas uma nova intervenção será necessária em outra área do bairro No entanto, devido à complexidade do local, será necessário o uso de uma máquina pantaneira, que deve ser disponibilizada pela Secretaria de Obras nos próximos dias. As equipes ainda têm mais ações programadas para esta semana e continuarão atuando para coibir o descarte irregular e manter a cidade limpa.
Apesar da Secretaria de Meio Ambiente disponibilizar os serviços coleta de lixo comum, de recicláveis e até de volumosos, ainda foram constatados muitos casos de descarte irregular na região do Melissa, inclusive no rio que há na área. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para manter os espaços limpos, por razões ambientais e também de saúde pública. O objetivo da força-tarefa é garantir um ambiente limpo, saudável e seguro para todos.
Volumosos
Cada indivíduo é responsável pela destinação correta do próprio lixo, mas a Prefeitura oferece ferramentas para a população. Uma dela é a coleta gratuita de volumosos. Para agendar a coleta, é só ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383 ou enviar mensagem via WhatsApp (45) 99146-1501. É preciso informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos. Vale destacar que a orientação é só colocar os entulhos na frente de casa no dia agendado da coleta.