
A Secretaria de Saúde de Cascavel, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza a partir desta segunda-feira (17) o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação segue até quarta-feira (19), com vistoria em cerca de 4.750 imóveis para medir o nível de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No último levantamento, realizado em novembro de 2024, Cascavel registrou um índice de infestação de 2,5%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde, que recomenda um índice inferior a 1%. Durante a ação, agentes de endemias farão a coleta de larvas e identificarão os principais criadouros, mesmo em imóveis já vistoriados anteriormente.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para permitir o acesso dos agentes. Segundo o último boletim epidemiológico, Cascavel contabiliza 57 casos confirmados de dengue e 348 de chikungunya. Com os dados atualizados do LIRAa, serão planejadas novas ações de combate ao mosquito em áreas de maior risco.