Nesta época do ano, os contribuintes começam a preparar o bolso para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ficam mais sujeitos a cair em golpes.
O IPVA corresponde a 3,5% do valor do veículo na Tabela Fipe. O sistema de pagamento é online e o prazo para pagamento inicia em 20 de janeiro.
O principal golpe, segundo a Receita Estadual, envolve supostos comunicados enviados pelo Estado. Uma das armadilhas mais comuns é a promessa de descontos em sites falsos.
Eles afirmam oferecer redução no preço do imposto, mas apenas atraem pessoas para conseguir cometer a fraude.
O único desconto oferecido no IPVA 2025 é referente ao pagamento à vista, conforme a Receita Estadual. Quem preferir essa opção terá desconto de 6%.
No entanto, deverá pagar o valor até a data limite, de acordo com a placa do veículo. Saiba quais são os prazos para conseguir o desconto.
A Receita Estadual reforça que não faz cobranças por e-mail, mensagens de SMS e WhatsApp e não envia correspondência.
Evite golpes
O gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, afirma que as guias de pagamento do imposto não são mais enviadas pelos Correios desde 2020.
Toda correspondência referente ao IPVA 2025 recebida em nome da Receita Estadual ou até mesmo do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) deve ser ignorada, segundo ele.
“O simples fato de vir a cobrança em nome do Detran já evidencia a fraude, já que é a Receita a responsável pelo recolhimento do imposto”, destaca Marcon.
O gerente ainda orienta que os contribuintes utilizem canais oficiais do governo, identificados pelo final 'pr.gov.br'.
Como pagar o IPVA
As guias de pagamento devem ser emitidas pelo portal do IPVA no site da Secretaria de Fazenda.
O parcelamento pode ser feito em até cinco vezes sem juros no boleto ou no pix. E em até 12 vezes, com acréscimos, para pagamento no cartão de crédito.
Novidade em 2025
Uma das novidades do IPVA 2025 é a possibilidade de pagar o imposto com o valor sendo compensado na hora.
Para isso, basta ler na guia emitida o QR Code para pagar pelo PIX ou ler o código de barras, ambos pelos canais oficiais.
É importante conferir o destinatário da transferência, que será “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda” caso a guia não seja falsa.
A Receita Estadual recomenda que o contribuinte não faça pagamentos a empresas com nomes enganosos, como “Pagamento Estadual de Transito Ltda” e “Recolhimentos Digitais Ltda”, por exemplo.
Outra novidade a partir deste ano é que os donos de motocicletas com até 170 cilindradas não pagarão IPVA.
A expectativa é que a isenção beneficie 732 mil proprietários, o que representa cerca de 77% de toda a frota tributável de motocicletas do Paraná.
Via g1