A forte tempestade que atinge o Paraná neste sábado (07), já está causando uma série de transtornos em diversas regiões do estado. Alertas prévios do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do SIMEPAR haviam antecipado as condições severas previstas para o final de semana, que incluem ventos fortes e chuvas volumosas.
Na BR-163, no km 166, no município de Lindoeste, uma árvore caiu sobre a rodovia, bloqueando parcialmente o trânsito. Motoristas tiveram que desviar pelas laterais da pista até a remoção da árvore. Uma testemunha que presenciou o incidente registrou imagens que mostram o impacto da queda.
Outra ocorrência foi registrada na PR-180, em Boa Vista da Aparecida, onde galhos e árvores caíram sobre a via. Uma pessoa que passava pelo local neste sábado capturou imagens do cenário, que exigiu atenção redobrada dos motoristas para evitar acidentes.
Além disso, na região entre Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul, a ponte sobre o Rio Xagu ficou inundada, gerando hesitação nos motoristas. Um vídeo gravado no local mostra condutores parando sobre a via enquanto outros se arriscaram na travessia.
Em Ponta Grossa, o rio Ronda transbordou e alagou uma rodovia em ambos os sentidos. Um vídeo registrado na área mostra a água sobre a pista, evidenciando a força da chuva que provocou o alagamento.
A tempestade também trouxe danos para propriedades rurais. Uma família da região registrou um vídeo que mostra a propriedade alagada após uma chuva que segundo informado no vídeo foi cerca de 105 milímetros em apenas duas horas.
As autoridades alertam para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pelas estradas e orientam moradores a evitarem áreas de risco até que as condições climáticas melhorem. Equipes de manutenção e resgate estão trabalhando para normalizar a situação nas regiões afetadas.