O turista argentino Jorge Ortiz, 67 anos, passou quase 20 horas perdido em uma trilha na Ilha do Mel, litoral do Paraná. Ortiz saiu para caminhar na manhã de sábado (16) e foi encontrado apenas na madrugada deste domingo (17) por um grupo de moradores voluntários. O resgate mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e também os moradores locais com amplo conhecido na área.
De acordo com as informações dos bombeiros, o argentino caminhava na praia de Encantadas, quando resolveu entrar por uma trilha na região do Morro da Cruz. Horas depois, a esposa do argentino acionou resgate indicando onde teria visto o marido pela última vez.
As buscas iniciaram no fim da tarde de sábado, já que os bombeiros avaliaram que antes disso não havia condições por terra devido à maré alta. Voluntários civis encontraram o homem no início da madrugada de hoje (17) em um local de difícil acesso, nas proximidades do Morro da Espia.
Ortiz estava consciente, respondeu aos primeiros estímulos, mas estava com escoriações nas pernas e bastante debilitado. Nesse momento, o Corpo de Bombeiros acionou reforço para o resgate dos voluntários e do turista. A aeronave do BPMOA permaneceu à disposição para uma possível remoção, mas logo a hipótese foi descartada, pois a maré baixou e melhorou as condições de acesso.
O resgate do turista e da equipe ocorreu perto das 8 horas da manhã. A equipe de salvamento dos bombeiros auxiliou por terra e fez nova avaliação do turista, que após o resgate precisou ser levado até o posto de saúde para observação.