Programa Asfalto Novo, Vida Nova beneficia municípios e moderniza infraestrutura urbana no Paraná


Lançado em abril de 2023 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa Asfalto Novo, Vida Nova já repassou mais de R$ 1 bilhão para 225 municípios paranaenses com até 25 mil habitantes, promovendo melhorias significativas nas vias urbanas e na iluminação pública. Com coordenação da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), o programa visa acabar com as ruas de terra em áreas urbanas, priorizando pavimentação, acessibilidade e segurança.


Na primeira etapa, o programa contemplou municípios de até 7 mil habitantes, posteriormente expandido para cidades de até 12 mil moradores. Atualmente, já foram firmados 361 convênios, totalizando um investimento de R$ 918 milhões. Os recursos possibilitam, além do asfalto, a implantação de sistemas de drenagem, calçadas acessíveis, sinalização e arborização.


A cidade de São Jorge do Patrocínio, por exemplo, atingiu 100% de pavimentação em suas vias urbanas, destacando-se como um dos primeiros municípios beneficiados. Além disso, o programa inclui substituição de luminárias tradicionais por LED, aumentando a eficiência energética e a segurança nas vias. Com essa medida, metade das cidades do Paraná já conta com iluminação pública em LED.


Outro pilar do programa é a compensação ambiental. Através do Instituto Água e Terra (IAT), cerca de 220 mil mudas de árvores nativas foram distribuídas para plantio em áreas de reflorestamento e espaços públicos, garantindo a compensação das emissões de carbono.


O programa também atraiu o interesse de estados como São Paulo e Pernambuco, que buscam replicar o modelo. Em 2025, a Secid planeja lançar uma cartilha e treinamentos para capacitar os novos prefeitos e técnicos municipais, incentivando o planejamento urbano sustentável em todo o Paraná.

Postagem Anterior Próxima Postagem