A Prefeitura de Quatro Pontes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, suspendeu o transporte escolar para crianças de até 3 anos que utilizam os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) a partir do dia 4 de novembro. A medida foi comunicada por ofício enviado às instituições de ensino na quarta-feira (30), véspera do feriado municipal e recesso, o que deixou os pais sem alternativas imediatas, já que as escolas, Cmeis e a própria prefeitura só reabrem na segunda-feira (4).
Motivo da suspensão
Segundo o ofício assinado pela secretária de Educação, Renite Maria Rohden, a decisão foi tomada como uma forma de evitar novos incidentes, após o ocorrido no dia 28 de outubro, quando uma criança de 2 anos foi deixada trancada em um ônibus escolar por uma tarde inteira. O motorista não percebeu a presença da criança ao final da rota, deixando-a no veículo sem supervisão.
Além do incidente, o documento aponta que a rota 11, utilizada apenas na área urbana, estava operando de forma irregular, violando diretrizes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) ao transportar alunos em excesso. Aproximadamente 85 alunos estavam cadastrados nesta rota, incluindo estudantes em pé ou em condições além do limite permitido por lei. Com isso, o transporte escolar para crianças de até 3 anos ficará suspenso em todas as rotas, incluindo as da área rural, por tempo indeterminado.