Às vésperas de completar 73 anos, Cascavel comemora mais um nó desatado na questão da mobilidade urbana. O prefeito Leonaldo Paranhos assinou, na tarde desta quarta-feira (13), a ordem de serviço para a execução das obras de alargamento da Rua Souza Naves, na região do bairro 14 de Novembro.
Essa requalificação da via compreende o trecho entre a BR-277 e a Rua General Emílio Lúcio Esteves, com uma nova ponte sobre o Rio Quati. Serão duas pistas no sentido bairro-centro e outras duas no sentido inverso. A obra compreende ainda ciclovia, iluminação em LED, calçadas em paver e drenagem.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que a obra vai resolver um grande gargalo. “Além do gargalo de trânsito, que todos os dias, independentemente do clima, acontece, quando chove temos outro problema, que é o alagamento da ponte. A água sobrepõe a ponte e os carros ficam sem saída”, afirmou o prefeito.
Ele destacou que o projeto será em duas etapas e pediu paciência à população, já que grandes obras inevitavelmente trazem transtornos temporários. O prefeito já solicitou um plano de ação para a Secretaria de Obras Públicas (Sesop), Transitar e a empresa para que o impacto seja o menor possível.
O secretário de Obras Públicas, Sandro Camilo Rancy Rocha, disse que, a partir de segunda-feira (18), a empresa já irá montar o canteiro de obras. “A comunidade do 14 de Novembro não precisa ficar preocupada; nós não vamos fechar a rua. Inicialmente, vamos executar as vigas de concreto naquela rua ao lado do córrego. Vamos fechar parcialmente essa rua, utilizando os espaços próximos ao córrego, e executar as 22 vigas de concreto”, afirmou.
Em janeiro, no entanto, haverá necessidade de fechamento, mas, antes disso, a comunidade será informada e as rotas alternativas serão anunciadas.
A obra terá investimentos de R$ 6,7 milhões e o prazo de conclusão é de 180 dias.