Com novo sistema da Celepar, Portos do Paraná moderniza credenciamento em Paranaguá



A Portos do Paraná está usando desde o começo do mês o Sistema Integrado de Credenciamento e Serviços (SICS). A ferramenta desenvolvida pela Celepar traz agilidade e eficiência ao processo de credenciamento de empresas, autônomos e profissionais que necessitam de acesso ao Porto de Paranaguá. Com o novo sistema, é possível realizar todo o processo online, de forma centralizada, eliminando a troca constante de e-mails e a entrega física de documentos.

“O SICS é fruto de um trabalho em conjunto multissetorial visando a melhoria contínua dos portos, trazendo mais agilidade na tramitação de documentos e solicitações de usuários, bem como a maximização da eficiência na segurança da Autoridade Portuária”, explica Thiago Matozo, coordenador de Monitoramento da Unidade Administrativa de Segurança Portuária da empresa pública e coordenador do Grupo de Trabalho de Controle de Acessos.

O SICS foi desenvolvido para atender a demanda por um sistema unificado que permita à Portos do Paraná melhorar o controle de credenciamentos e oferecer mais segurança e transparência ao processo. Antes da implantação do sistema, empresas precisavam encaminhar documentos e aguardar longos períodos para cada etapa de aprovação.  

“A digitalização permitiu uma mudança radical no credenciamento. Agora, todos os envolvidos podem acompanhar o andamento do processo em tempo real e a empresa pode emitir seu certificado de credenciamento ao final”, explica Cassiano Marin Beltrame, um dos coordenadores técnicos da Celepar que atuou no desenvolvimento da solução.

Com o SICS, as empresas cadastradas passam a ter maior visibilidade sobre o status de seus processos, o que resulta em economia de tempo e redução significativa na burocracia. Além disso, o sistema permite que a empresa pública tenha uma gestão mais eficiente dos credenciados, facilitando a consulta e a análise dos dados de maneira mais precisa. 

“O sistema já trouxe resultados expressivos, com mais de 70 empresas que já deram entrada para o cadastramento já na primeira semana de operação,” destacou Beltrame.

Ele afirma que a criação do sistema representou um desafio técnico significativo para a equipe, que precisou se adaptar a uma nova tecnologia. "O empenho das equipes técnicas da Celepar e da Portos do Paraná foi fundamental para superar os obstáculos e garantir a viabilidade do sistema, mantendo a qualidade e o cumprimento dos prazos estabelecidos para o projeto", afirmou.

PRÓXIMOS PASSOS – A implementação do SICS é apenas o início de um projeto com grande potencial de expansão. Os portos paranaenses e a Celepar já planejam melhorias no sistema, como a integração com um ERP (sistema de gestão) para a geração de crachás de acesso, permitindo que a própria autoridade portuária emita crachás de forma automática e personalizada. As futuras melhorias ainda irão contemplar mais serviços, como análise de planos de trabalho, solicitações de visitas, dentre outros.

Postagem Anterior Próxima Postagem