Um dos empreendimentos mais aguardados dos últimos anos na região ganhou vida nesta terça-feira (12) com a inauguração do Catuaí Shopping Cascavel. A obra, que começou a ser planejada há cerca de três décadas, enfrentou uma série de entraves, como embargos judiciais, mas a persistência do empresário Alfredo Khouri e do prefeito Leonaldo Paranhos, que mobilizou forças e lideranças para que o projeto fosse retomado, foi capaz de superar todos os obstáculos, e o empreendimento se tornou realidade.
Para o prefeito Paranhos, o momento é especial, e a inauguração representa um grande presente de aniversário para Cascavel, que na próxima quinta-feira (14) completa 73 anos de emancipação. “O momento é especial, nós sonhamos com isso, comprovamos que precisávamos de um shopping a essa altura. Teremos aqui, nos finais de semana, aproximadamente 30 mil pessoas da região que estarão vindo para a nossa cidade, consumindo no shopping, no posto de combustível, no comércio de rua, visitando a nossa cidade. Então, de fato, além do emprego, da geração de renda e dos impostos que serão gerados, temos um grande parque de entretenimento, lazer e compras para nossa cidade”, afirmou.
O shopping, localizado em uma das áreas mais valorizadas do perímetro urbano de Cascavel, foi construído em uma área de 106 mil m², com 83 mil m² de área edificada e mais de 42 mil m² de área bruta locável, representando um investimento superior a R$ 700 milhões. Segundo a direção do shopping, serão gerados 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.
O Catuaí Shopping Cascavel é um verdadeiro centro de experiências, reunindo mais de 270 lojas, entre elas grandes redes e marcas exclusivas da cidade. Além das opções de compras, o shopping oferece um leque completo de serviços, desde um centro médico e academia até um pet park e espaço kids. Para os amantes da gastronomia, a praça de alimentação comporta 1,5 mil pessoas e o supermercado completa a experiência de compras.
O empresário Alfredo Khouri afirmou que o shopping terá a inauguração de novas lojas até o fim do ano, até completar os 270 estabelecimentos que integram o projeto. “Para nós, é uma data histórica; nós lutamos muito para abrir esse shopping e hoje estamos abrindo. Eu só posso dizer uma coisa: Cascavel merece e merecia há muito tempo; é um shopping que vai atender toda a população do Oeste do Paraná. Estamos felizes”, afirmou.
Já o empresário Alfredo Khouri Junior destacou que a Prefeitura de Cascavel e a opinião pública foram fundamentais na decisão de seguir com a obra. “Acho que o poder público e a sociedade, especialmente a prefeitura, mas também toda a opinião pública, foram muito importantes para que tivéssemos motivação para continuar perseguindo esse sonho e estarmos inaugurando esse shopping hoje”, afirmou. Ele observou que Cascavel está completando 73 anos e há 33 aguardava o shopping. “É um marco de desenvolvimento, de empreendedorismo da parte do grupo, especialmente do meu pai. E assim, esperamos que esse shopping cumpra as expectativas geradas durante a espera”, afirmou.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lembrou que o setor de serviços é responsável por 65% da geração de empregos no Paraná e disse que Cascavel tem uma importância econômica gigantesca para o Estado. “Cascavel indo bem, o Paraná vai bem”. Ele ressaltou que Cascavel merecia um empreendimento do porte do novo shopping. “É uma cidade grande e faltava um shopping à altura da força econômica de Cascavel. Acho que, de aniversário, não poderia haver presente melhor”, completou.
O vice-prefeito Renato Silva afirmou que o Catuaí se tornou realidade porque era um anseio da população e vai gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida. “Esse shopping só aconteceu porque não era apenas um sonho da Família Khouri, mas sim de toda a sociedade; por isso, tornou-se realidade. Quando o sonho é apenas nosso, é só um sonho; mas, quando é coletivo, ele se torna realidade”, enfatizou.
O vice-prefeito eleito, Henrique Mecabô, destacou que, até a inauguração, o Catuaí era o maior shopping em construção no Brasil. “É um momento muito especial que coloca Cascavel no mapa dos grandes negócios. Inclusive, a população deve saber que pode comprar um pedacinho desse shopping na bolsa de valores. Veja o tamanho da nossa cidade! Qualquer pessoa do mundo pode ser dona de um pedacinho deste empreendimento aqui em Cascavel, que vai trazer muita prosperidade”, observou.