Cascavel amplia cuidado com animais em situação de vulnerabilidade com programa Tutor Legal e distribuição de casinhas para pets



A cidade de Cascavel deu mais um passo na proteção e bem-estar animal com o lançamento do programa Tutor Legal e a entrega de casinhas para pets em parceria com o Departamento Penitenciário Estadual  (Depen). Ambas as iniciativas foram destacadas no dia de hoje (27), que reuniu representantes da prefeitura, do Depen e de ecopontos locais.

O programa Tutor Legal foi inspirado no projeto "Família Acolhedora" e tem como objetivo oferecer lares temporários para animais em situação de vulnerabilidade ou em condições de rua. "A nossa equipe do Bem-estar Animal faz o trabalho de cadastramento e resgate desses animais. Com base nos lares cadastrados, eles são encaminhados para um lar temporário onde recebem atendimento clínico e alimentação, fornecidos pelo município", explicou o Secretário do Meio Ambiente, Ailton Lima. Durante o período de acolhimento, campanhas são realizadas para encontrar lares definitivos para os animais, garantindo que possam viver de forma digna e feliz.

Outra iniciativa em destaque é a produção de casinhas para animais em parceria com o Depen. Segundo Marcos Antônio Venancio, da Polícia Penal, o projeto reutiliza materiais recicláveis e envolve a mão de obra de pessoas privadas de liberdade. “Estamos produzindo cerca de 40 a 50 casinhas por semana. A prefeitura faz a distribuição para ONGs, protetores e famílias em situação de vulnerabilidade, conforme um cadastro prévio”, explicou.

Até o momento, foram fabricadas aproximadamente 900 casinhas. Durante o evento, 90 unidades foram entregues para cooperados de ecopontos do município.

Postagem Anterior Próxima Postagem