O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado às 18h15 desta terça-feira (10) para conter um vazamento de amônia anidra (N° ONU 1005) na empresa Lactopar Laticínios. O incidente ocorreu durante uma manutenção programada na tubulação de amônia. Embora inicialmente o vazamento tenha sido controlado com jato de água nebulizada, a explosão de um compressor em outra área da empresa causou um grande vazamento do gás, que é tóxico e corrosivo.
Imediatamente, as equipes isolaram a área em um raio de 150 metros e orientaram a evacuação. A Polícia Militar e a Defesa Civil foram acionadas para auxiliar na evacuação e orientar a população. A tentativa de contenção do vazamento inclui a realização de solda na tubulação, embora a pressão do gás tenha dificultado o processo.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros segue no local em prevenção a incêndios e atuando na contenção do gás. A Defesa Civil, assistência social, secretária de saúde e a Polícia Ambiental também foram acionadas para possíveis vítimas e para a avaliação de danos ambientais.