Cascavel vive um grande movimento de inovação com um evento aberto ontem (14) no Teatro Municipal Sefrin Filho. A 1ª Semana da Inovação promete ser um marco histórico que culminará com a assinatura de um pacto em torno do tema. Mais de 80 empresas, universidades e o governo municipal se uniram para fomentar a inovação. O evento prossegue até sábado (19), data em que se comemora o Dia Nacional da Inovação.
O prefeito Leonaldo Paranhos participou do evento e destacou que a união em torno da inovação em Cascavel é um demonstrativo de maturidade, tanto do poder público quanto da iniciativa privada. “Nós já somos referência, mas é preciso transformar isso em lei, em projeto, em programa. Isso não pode ser um programa de governo. O nosso governo está terminando, faltam menos de 12 semanas, mas a cidade vai continuar avançando, sendo referência. Então, fiquei muito feliz quando conseguimos colocar em prática essa Semana da Inovação, com mais de 80 empresas, com público, estudantes, empreendedores, crianças e jovens. Daqui a pouco será encaminhada uma lei para a Câmara, ainda este mês, para que Cascavel tenha o seu pacto pela inovação”, enfatizou o prefeito.
O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, ressaltou que o pacto pela inovação é um compromisso das empresas, entidades e do governo municipal com o desenvolvimento da inovação nas mais diversas áreas em Cascavel. “Estamos dando aqui o pontapé inicial desse grande movimento que surge hoje, e pedimos a Deus que ele permaneça para que Cascavel seja uma das cidades mais inovadoras do Brasil”, afirmou.
Palestras, palestras, oficinas, impuls day, blitz na rua sobre inovação, ideatons e hackathons integram a 1ª Semana da Inovação. Na segunda-feira, durante a abertura, houve um bate-papo com Daniel Scandian, CEO e sócio do maior marketplace de produtos para casa do Brasil, o MadeiraMadeira. Ele compartilhou um pouco da história da empresa, uma das primeiras startups unicórnio do Paraná.
“A ideia foi passar um pouquinho do que aprendemos nos últimos 15 anos e poder incentivar e inspirar empreendedores que estão no início dessa jornada, pois realmente dá para fazer. Mesmo começando pequeno, é possível se tornar grande com muita resiliência e persistência”, explicou.
Também esteve presente na abertura do evento a investidora-anjo Cláudia Rosa. Ela destacou a importância de eventos como a Semana da Inovação. “Um evento como esse é fantástico, desde que você se proponha a aprender e depois leve para o seu negócio aquilo que realmente pode aplicar. Eventos assim são transformadores na vida de qualquer empreendedor, pois permitem conectar-se não só com os palestrantes, mas também com outras pessoas, histórias e realidades. A partir disso, é possível mudar a própria trajetória”, enfatizou.