Organização criminosa utilizava helicópteros para transportar e distribuir drogas no Paraná



A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (15) nome mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal na Operação Heliport.

A ação, que visa combater o crime organizado que tua na introdução de drogas em território nacional. Também foram deferidos o sequestro de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 100 milhões de reais, além do bloqueio de contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas e empresas envolvidas, conclui delegado.

Além do combate ao tráfico internacional de drogas, os policiais identificaram que os criminosos faziam lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico.

As investigações contra a organização criminosa iniciou em maio, de 2023. A polícia então, realizou a Operação Helix em combate ao tráfico de drogas, e na época apreendeu 453kg drogas que eram transportadas pelo helicóptero PR-MLC. Durante as investigações da primeira fase da operação, foram apreendidas quase 2,7 toneladas de cocaína, além de quase uma dezena de helicópteros que eram utilizados para o transporte da droga trazida do Paraguai.

“Essa segunda fase, decorreu da necessidade de aprofundamento das investigações com relação a alguns investigados, e também por conta da identificação de algumas pessoas envolvidas na apreensão de drogas que ocorreu em 18 março de 2023, na cidade de Buri”, em São Paulo, diz delegado.

O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa que se utilizava de helicópteros para a introdução da droga em território nacional. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.


Postagem Anterior Próxima Postagem