O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Governo do Estado do Paraná emitiram em suas redes notas de pesar pelo acidente ocorrido na noite de ontem (20) que vitimou nove pessoas, sendo sete atletas do remo e dois adultos, em Guaratuba, no Litoral do Estado. Eles voltavam de uma competição e tinham como destino a cidade de Pelotas (RS).
Lula prestou solidariedade às famílias e amigos afirmando que “não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto”. Confira a nota na íntegra:
“Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas ”, escreveu o presidente em sua conta no X.
O Governo do Estado do Paraná também lamentou as mortes ocorridas na BR-376 e manifestou solidariedade às famílias das nove vítimas fatais deste acidente trágico, bem como aos familiares dos feridos.
O Estado colocou à disposição sua estrutura no atendimento da ocorrência. Além do Corpo de Bombeiros Militares do Paraná (CBMPR), que faz o resgate das vítimas, uma equipe da Polícia Científica do Paraná (PCP) está no local desde a noite de domingo prestando suporte nas ações de resgate e identificação das vítimas. O trabalho de identificação também será feito na sede da PCP no bairro Tarumã, em Curitiba.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por sua vez, já iniciou a investigação do acidente. A apuração está a a cargo da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).
Identificados
Os atletas saíram de São Paulo, onde participaram do Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, e tinham como destino a cidade gaúcha.
São eles: Samuel Benites Lopes (15 anos), Henry da Fontoura Guimarães (15), João Pedro Kerchiner (17), Helen Belony (20), Nicoli Cruz (15), Angel Souto Vidal (16), Vitor Fernandes Camargo (17), Oguener Tissot (coordenador - 43) e Ricardo Leal da Cunha (motorista - 52).
João Milgarejo, de 17 anos, foi o único passageiro da van que sobreviveu ao acidente. Ele foi socorrido com ferimentos leves e encaminhado, junto com o motorista do caminhão, para o Hospital São José, em Joinville. Os atletas fazem parte do projeto "Remar para o Futuro", criado pelo governador do Rio Grande do Sul quando era prefeito de Pelotas.