Na manhã desta terça-feira (8), a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Cafelândia, no oeste do Paraná, foi alvo de um arrombamento que resultou na profanação de um sacrário. Os ministros da eucaristia descobriram o crime religioso ao encontrarem o relógio de energia desligado antes da primeira celebração do dia.
Após conseguirem acessar a igreja, os integrantes da comunidade constataram que, além das hóstias, que foram espalhadas, nada mais havia sido levado ou danificado. "Não foi mexido em nenhuma outra coisa. A gente conseguiu constatar que nada faltou. Só mexeram no sacrário mesmo", explicou Edna Alberton, voluntária da igreja.
O pároco, padre Rosevaldo Bahls, afirmou que a ação configura um sacrilégio, um pecado grave contra a religião, ressaltando que "a impressão é de que eles queriam mexer mesmo com o coração dos católicos: a eucaristia".
O arcebispo da Arquidiocese de Cascavel, dom José Mário Scalon Angonese, foi informado sobre o ocorrido e assegurou que a comunidade receberá o apoio necessário. O pároco também contatou a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência, e medidas de segurança estão sendo implementadas para prevenir novos atos de vandalismo.
Os suspeitos ainda não foram identificados, e a Polícia Civil já iniciou investigações e diligências para esclarecer o caso. Denúncias podem ser encaminhadas às autoridades pelos números 153, 190 ou 197.