Ao longo dos últimos oito anos, o município de Cascavel construiu 20 novas unidades de saúde e realizou 21 reformas, ampliações e revitalizações. A 22ª unidade beneficiada com reforma completa é a USF do Distrito de São João.
Essa obra já foi concluída. Na USF do distrito de São João foram investidos cerca de R$ 783 mil. O prédio, com 391 metros quadrados, atende toda a população do distrito e representa uma reivindicação antiga da comunidade.
A Secretaria de Saúde (Sesau) trabalha agora na aquisição de mobília, instalação dos equipamentos e abastecimento da farmácia, para entregar a unidade de saúde à população. Em média, 150 pessoas recebem atendimento diariamente nessa USF.
Durante o período de obras, os atendimentos foram transferidos para a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
USF Santa Felicidade
Além das reformas e revitalizações, o governo municipal construiu vinte novas unidades de saúde. A 20ª unidade está quase pronta: a USF do bairro Santa Felicidade, localizada na Rua Sargento Bernardo Rosa, 113, esquina com a Rua André de Barros, próximo à subestação da Copel.
Essa unidade contará com 708 metros quadrados de área construída, além de uma área de vivência, com uma academia de saúde de 107 metros quadrados, totalizando 816 metros quadrados de área construída.
A academia da saúde e a pista de caminhada são um grande diferencial para o tratamento de pacientes e para trabalhar a prevenção da saúde.
“É composta por uma equipe multiprofissional, ou seja, são profissionais habilitados para fazer o acompanhamento e monitoramento desses pacientes, sobretudo hipertensos, diabéticos e portadores de doenças crônicas que tratam na unidade. Eles poderão utilizar esse espaço para um acompanhamento mais próximo, mais completo, mais holístico e global da saúde, abrangendo tanto a terceira idade quanto todos os pacientes da unidade, com uma equipe multiprofissional”, explicou o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.
A nova USF do bairro Santa Felicidade terá capacidade para atender 16 mil pessoas e contará com quatro equipes de saúde da família, além da possibilidade de atendimento por até duas equipes de saúde bucal.
Além disso, haverá dois estacionamentos para servidores e funcionários, e uma pista de caminhada. A USF Santa Felicidade será padrão porte IV, o que significa que poderá atender até quatro equipes de PSF.
A empresa Irmãos Godoy Ltda, de Céu Azul, venceu a licitação com uma proposta de R$ 4.065.782,58 (quatro milhões, sessenta e cinco mil, setecentos e oitenta e dois reais e cinquenta e oito centavos) para a construção da unidade de saúde.
A atual UBS (Unidade Básica de Saúde) do Santa Felicidade possui 313 metros quadrados e passou por uma reforma em 2019, atendendo uma população de cerca de 14.800 pacientes vinculados.