Unioeste ganha destaque na Feira das Profissões com projetos universitários



A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) marca presença, nesta quinta-feira (19) de setembro, na Feira das Profissões de Cascavel, trazendo uma série de projetos de destaque que estão à disposição dos visitantes. O evento, que acontece no Centro de Convenções e Eventos, visa proporcionar aos jovens e à comunidade em geral uma visão ampla sobre as oportunidades acadêmicas e profissionais oferecidas pela Unioeste em seus mais de 60 cursos de graduação em cinco cidades.

A participação da Unioeste está sendo uma das principais atrações da feira, com estandes que apresentam iniciativas inovadoras desenvolvidas por alunos e professores. Entre os projetos expostos, estão programas de pesquisa, extensão universitária e inovações tecnológicas.

O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, comenta a importância das parcerias para a realização do evento. “Essa parceria com o município é fundamental para que os jovens entendam todas as oportunidades que eles têm na nossa cidade e região. Aqui estamos com cursos de Cascavel, mas também dos demais campi da Unioeste, portanto, mostra todo esse potencial da Universidade. A Unioeste apesar de ser uma universidade jovem, esse ano alcançou a nota máxima do MEC. E através da feira os jovens têm a possibilidade de entender um pouco mais de cada profissão e de conhecer os vários projetos dos diversos cursos da Unioeste, facilitando assim a decisão na hora do Vestibular”, diz.

O Diretor-Geral da Unioeste, campus de Cascavel, Geysler Rogis Flor Bertolini, esteve na feira e menciona o seu papel para a Unioeste. “A feira das profissões é muito importante porque mostramos para a sociedade, alunos e pais dos estudantes o que nós fazemos, os cursos que temos à disposição. Pois não é apenas um curso que ele vai se matricular e sim toda uma história que ele pode criar a partir disso”.

A estudante do curso de Engenharia Elétrica da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, Rayane Cavilian, comenta que é a primeira vez que participa da feira e profissões de Cascavel. “Estou achando incrível e a estrutura impecável, é muito bom ver essa interação com os cursos dos outros campi. Estamos apresentando na feira o Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), onde a gente construiu um protótipo modelo movido a hidrogênio verde, participamos de uma competição recentemente e viemos aqui expor o projeto e nosso trabalho para todos”, diz.

Para a egressa do curso de História da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, Thais Camila, é interessante observar os alunos tendo interesse em conhecer as futuras profissões e saber o que é produzido na Universidade. “Nós do curso de História, estamos apresentando o suporte físico para que os professores possam ter um material produzido com impressoras de corte a laser. Ao mesmo tempo, estamos ensinando como manusear e ser capazes de produzir e ensinar com esses materiais nas salas de aulas”.

Terezinha Lindino, docente do curso de Pedagogia da Unioeste, campus de Cascavel, expressa sua felicidade em estar participando do evento. “Estamos trazendo hoje na feira um pouco do que o curso de Pedagogia pode fazer pelo aluno, escola e comunidade, a partir da formação do professor. Então entendemos que a formação docente é olhar o ambiente como um todo, não só o fator humano mais o ambiente como um todo. O evento está bem organizado e a gente está vendo que os alunos estão interessados em saber um pouco sobre o que aquela profissão pode oferecer a eles e acho que é isso que essa feira está proporcionando”, menciona.

“Nós estamos aqui apresentando algumas das áreas que podem ser atuadas dentro do curso de Engenharia Agrícola como a parte de energia, mecanização, geoprocessamento e tecnologia de aplicação. Estamos com um simulador de drone que está chamando bastante a atenção dos jovens onde eles conseguem visualizar como é o uso e a aplicação. Está tendo muita participação na feira o que é muito importante, porque acaba sendo uma vitrine para os alunos conhecerem os cursos de graduação oferecidos pela Unioeste”, comenta a coordenadora do curso de Engenharia Agrícola da Unioeste, Maritane Prior.

Gabriel Lenser, estudante do curso de Ciência da Computação da Unioeste, campus Cascavel, está apresentando três atrações na Feira das Profissões. “A primeira é um sistema de corrida de led, onde duas pessoas competem e quem apertar o botão com mais facilidade e velocidade ganha a corrida. Temos também o jogo de reação que basicamente apita o sinal e quem apertar rápido ganha o jogo e por último estamos mostrando alguns projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso”, comenta.

“Estou achando o evento muito interessante tem várias amplitudes, onde os jovens conseguem entender e estudar um pouco mais de áreas do conhecimento. Eles podem fazer as perguntas, tirar as dúvidas até porque o ensino médio é para isso, um momento em que você decide o que quer fazer”, diz a estudante do curso de Engenharia Química da Unioeste, campus de Toledo, Beatriz Sabino de Souza.

Francieli Agostinetto, docente do curso de Matemática da Unioeste, campus de Cascavel, explica que é a segunda vez que participa da feira. “Está sendo muito produtivo porque a gente pode apresentar um pouco do que a gente faz e produz. Trazemos materiais lúdicos, mas também muitos jogos de raciocínio lógico que a gente utiliza para inserir outros conceitos como potência e generalização. Estamos vendo que o pessoal está bem interessado, o estande do curso de matemática está sempre movimentado. Está sendo uma possibilidade de conhecer um pouco dos cursos de graduação e em especial da nossa Universidade”.

Além das exposições, a Unioeste também está promovendo uma cabine interativa de foto para os visitantes da feira, espaço onde a imersão e a tecnologia se complementam para trazer mais uma oportunidade para os futuros estudantes da Universidade.

Nesta sexta-feira (20) de setembro, a Feira de Profissões de Cascavel continua com muitos projetos e a Unioeste estará presente trazendo o que há de melhor em uma educação pública, gratuita, de qualidade e nota máxima.

Postagem Anterior Próxima Postagem