Dando continuidade ao Programa de Capacitação para os 255 motoristas que atuam no transporte coletivo urbano de Cascavel, a Transitar, por meio da Coordenação de Programas de Cidadania e do Setor de Educação do Trânsito, está promovendo um ciclo de palestras direcionado às pessoas idosas, com o objetivo de conscientizá-las sobre os cuidados necessários ao utilizar o transporte coletivo e ao circular em vias públicas.
O trabalho visa fornecer informações cruciais sobre as formas seguras de locomoção dentro dos veículos do transporte coletivo, nos acessos a esses veículos (embarques e desembarques) e ao transitar em vias públicas, especialmente durante o desembarque, momento em que muitos idosos estão mais expostos a riscos de acidentes de trânsito. Esses riscos muitas vezes são agravados pelo desconhecimento de perigos associados a determinadas decisões, como a tentativa de atravessar a rua pela frente do ônibus.
Devido a limitações na visão, audição e mobilidade, as pessoas idosas podem enfrentar maiores dificuldades durante seus deslocamentos. Alterações relacionadas à idade podem comprometer os sistemas responsáveis pela manutenção do equilíbrio e da estabilidade, aumentando o risco de quedas. A palestra também abordará as consequências das quedas e fraturas em pessoas idosas. Para isso, haverá a participação de enfermeiros e socorristas do SAMU, que apresentarão explicações sobre os riscos e as medidas iniciais de primeiros socorros, destacando condutas adequadas e inadequadas em caso de quedas ou outros acidentes.
Nesta terça-feira (17), às 15h, a palestra não será destinada apenas aos idosos, mas também a outras pessoas que frequentam o NAFA, ressaltando que todos, além de futuros idosos, têm familiares que podem se beneficiar das informações transmitidas.
Em Cascavel, há 34.573 idosos com direito à gratuidade no uso do transporte coletivo urbano. A intenção é alcançar uma boa parte desse público por meio de órgãos públicos, associações de moradores e outras entidades que atendem pessoas idosas, sempre priorizando o trabalho preventivo.