A Polícia Militar e o Ministério Público do Paraná deflagraram na tarde desta sexta-feira (6), a Operação Independência, em Medianeira. A ação, que contou com a participação de equipes do 14º Batalhão da PM e do Batalhão de Operações Aéreas, visou desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas na região.
A operação, que recebeu esse nome em alusão ao bairro Parque Independência, onde a quadrilha atuava, e também pela data escolhida, véspera do Dia da Independência do Brasil, cumpriu seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo Criminal de Medianeira. As investigações da Polícia Militar revelaram que o grupo utilizava adolescentes para venda de drogas em vias públicas e monitoramento da atividade policial. Armados, os menores eram também responsáveis por garantir a segurança do grupo, ameaçando moradores para impedir denúncias.
Durante a operação, foram apreendidos mais de R$ 11 mil em dinheiro, além de uma pistola 9mm, rádios comunicadores, drogas e diversos materiais usados na separação e distribuição dos entorpecentes, como balanças de precisão e envelopes. Seis pessoas foram presas, incluindo um indivíduo encontrado com uma motocicleta com alerta de furto e roubo no Paraguai.
O 1º Tenente Góis, comandante da 2ª Companhia da PM de Medianeira, destacou a importância da ação. "Essa foi uma operação muito importante, fruto de uma investigação minuciosa, que culminou com a desarticulação de uma organização criminosa no bairro Parque Independência, onde estava o QG do grupo. Além de drogas, apreendemos armas, dinheiro proveniente do tráfico e rádios utilizados pelos criminosos para monitorar a polícia. Esse foi um golpe significativo contra o crime organizado na cidade."
As provas e os materiais apreendidos serão fundamentais para aprofundar as investigações sobre as atividades ilícitas da organização. A Operação Independência marcou mais um passo importante no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade na região.
Via Guia Medianeira