O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o Governo do Paraná a cortar 351 hectares em área de Mata Atlântica no Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde será construída uma represa.
O projeto existe há aproximadamente 20 anos. Para autorizar a obra, o Ibama apresentou algumas condições, como a compensação de área de floresta.
"Estão suprimindo 351 hectares, mas estão previstos nas condicionantes 421 hectares de vegetação. Embora sensíveis à crise hídrica, nos atentamos para tentar reduzir ao máximo o impacto da obra", disse o superintendente do Ibama no Paraná, Ralph Albuquerque.
O Instituto Água e Terra (IAT) terá que entregar, nos próximos 15 dias, a licença de implantação da represa à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
De acordo com a Sanepar, o corte da área de Mata Atlântica será feito em até 9 meses. Após isso, a água do Rio Miringuava deve ir entrando gradativamente na região cortada.
Via G1