Um ônibus e uma ambulância da Secretaria de Saúde de Palmas, Sul do Paraná, foram alvos de vandalismo na madrugada deste domingo (8). O ônibus foi completamente destruído. Salas foram invadidas e equipamentos de informática furtados.
Os criminosos chegaram à sede da Secretaria por volta das 3h, iniciando os danos e pichações, ateando fogo no coletivo.
As Polícias Civil e Militar já trabalham para a identificação e localização dos criminosos. Em nota, a prefeitura informou que o coletivo seria utilizado para o encaminhamento de pacientes para Curitiba, sendo que a viagem deste domingo foi cancelada. Leia nota na íntegra:
Nota Pública da Prefeitura Municipal de Palmas
Na madrugada deste domingo, 8 de setembro, nossa cidade enfrentou um ato de vandalismo inaceitável. Vândalos invadiram postos de saúde, arrombando janelas, roubando impressoras e materiais de informática, além de atearem fogo de forma criminosa no micro-ônibus que fazia a rota Palmas à Curitiba para o transporte de pacientes à saúde. Infelizmente, além do micro-ônibus que foi totalmente queimado, outros veículos também sofreram danos, incluindo um ônibus e uma ambulância da Secretaria de Saúde.
Devido a esses atos criminosos, a viagem programada para hoje está cancelada. A Prefeitura já está avisando os pacientes afetados. Para as próximas viagens, a Secretaria de Saúde irá estudar um plano alternativo para garantir que o transporte aos serviços de saúde seja mantido.
A Prefeitura Municipal de Palmas repudia veementemente esses atos criminosos e já acionou as autoridades competentes. A Polícia Civil e a Polícia Militar estão envolvidas na investigação, e já temos imagens das câmaras que ajudarão a identificar os possíveis autores.
É importante lembrar que vandalismo é crime, conforme prevê o Artigo 163 do Código Penal Brasileiro, que estabelece pena para quem causar dano ao patrimônio alheio.
Estamos comprometidos em garantir a segurança e o bem-estar da nossa comunidade. Seguiremos trabalhando para restaurar os serviços afetados e trazer à justiça os responsáveis por esses atos.
Agradecemos à população pelo apoio e pedimos que, juntos, possamos zelar pelo patrimônio público e pela saúde de todos.
Atenciosamente,
Prefeitura Municipal de Palmas
Via RBJ