O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), por meio do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), em conjunto com a Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Civil, realizou na última semana diversas ações de fiscalização em defesa do ato médico, em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná;. O objetivo foi verificar a regularidade e condições de atendimento de clínicas de estética que estariam realizando procedimentos invasivos nos pacientes, sem as devidas autorizações.
O resultado foi a interdição de três clínicas de estética, sendo que em uma delas a responsável foi encaminhada à delegacia para prestar depoimento por exercício irregular de profissão regulamentada.
Clínicas de estética tinham até médica formada no exterior sem Revalida
No outro caso de interdição, também por falta de licença sanitária, foi identificada a atuação irregular de uma fisioterapeuta esteta. No mesmo local, foi verificada ainda a atuação de uma médica formada no exterior e que não possui revalidação do diploma (Revalida), o que configura exercício ilegal da Medicina. O local, que promovia a realização de procedimentos invasivos, já havia sido interditado anteriormente pelo mesmo motivo.
“Essas ações demonstram a firme atuação da atual gestão do CRM-PR no combate ao exercício ilegal da Medicina e em prol da defesa do ato médico. Nosso objetivo é continuar fiscalizando e denunciando esse tipo de atuação, que representa uma ameaça à saúde da população”, enfatiza o presidente do CRM-PR, Romualdo José Ribeiro Gama.
Visando à saúde e segurança da população, o Conselho possui uma Comissão de Defesa do Ato Médico, apta para receber denúncias.
Via Bem Paraná