Cenipa investiga falha no sistema antigelo em acidente com avião da Voepass

 

G1

O relatório preliminar do acidente com o avião da Voepass em Vinhedo (SP) revelou que os pilotos identificaram um problema no sistema antigelo no início do voo e relataram a presença de gelo momentos antes da queda.

 O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que vai focar a investigação na reação dos sistemas da aeronave à formação de gelo extremo.


Entre as principais linhas de ação, o Cenipa vai investigar fatores humanos, a condição de aeronavegabilidade, com foco no sistema antigelo, e o desempenho técnico dos tripulantes. As caixas-pretas já forneceram dados importantes para a investigação, que permanece em andamento.


Segundo o Cenipa, o avião estava com a documentação em dia, a tripulação era apta e a aeronavegabilidade estava em conformidade, incluindo certificação para voos em condições de gelo.

 Apesar disso, a aeronave tinha um componente inoperante, o "Pack de número 1", que afetava a pressurização e climatização, mas que não foi apontado como uma possível causa do acidente.


O relatório final ainda será divulgado e poderá trazer as conclusões definitivas sobre as causas do ocorrido.

Postagem Anterior Próxima Postagem