Setembro promete ser de extremos para o clima no Brasil. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês será caracterizado por chuvas acima da média em algumas regiões, enquanto outras enfrentarão seca e temperaturas elevadas.
Com variações que vão do excesso de umidade no Norte à escassez de chuva no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, o brasileiro deve estar preparado para a loucura climática do nono mês do ano.
Chuva e seca
De acordo com o Inmet, setembro será um mês de chuvas acima da média em algumas áreas do Brasil.
A faixa norte da região Norte, o sul do Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e grande parte da região Sul, por exemplo, devem receber precipitações superiores à média histórica.
Por outro lado, uma vasta porção do Brasil, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste, sul da região Norte, interior da região Nordeste e oeste do Paraná, deve enfrentar chuvas próximas ou abaixo da média.
Chuva
A redução das chuvas nessas áreas é atribuída à persistência de massas de ar seco, que reduzem a umidade relativa do ar. Nessas condições, aumentam as incidências de queimadas e doenças respiratórias.
Temperaturas elevadas e ondas de calor
As temperaturas em setembro deverão estar significativamente acima da média em grande parte do Brasil.
O Centro-Oeste será especialmente afetado, com estados como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul experimentando temperaturas que podem ultrapassar os 40°C em vários dias do mês.
O calor intenso e a baixa umidade relativa do ar são condições propícias para a ocorrência de ondas de calor, especialmente em áreas como o Distrito Federal e partes de Minas Gerais.
Calor extremo pode causar várias alterações no organismo
O Ministério da Saúde recomenda que, nessas condições, a população evite permanecer sob o sol entre 10h e 16h, use protetor solar, vista roupas leves e aumente a ingestão de líquidos, de preferência água, água de coco e sucos de frutas naturais.
Extremos de temperatura por região
Sul: as temperaturas variam ao longo do mês, com períodos de calor intenso, especialmente no norte e oeste do Paraná. Entretanto, ainda há possibilidade de quedas acentuadas de temperatura devido à entrada de massas de ar frio, podendo até mesmo ocorrer geadas em áreas de maior altitude.
Sudeste: o clima seco predomina, com temperaturas acima da média. No entanto, as noites podem ser amenas a frias, com algumas quedas de temperatura concentradas principalmente em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Centro-Oeste: temperaturas continuam subindo, enquanto a umidade do ar permanece baixa. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os termômetros podem frequentemente passar dos 40°C. Goiás e o DF também devem enfrentar calor elevado, com previsões de ondas de calor ao longo do mês.
Norte: o tempo é mais seco no centro-sul da região, enquanto o extremo norte e oeste do Amazonas apresentam maior umidade, deixando o clima abafado.
Nordeste: a umidade permanece elevada na faixa leste, mas o interior e a costa norte apresentam tempo mais seco e calor intenso, especialmente no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.