A comunidade do judô se despede do professor e árbitro internacional Edilson Hobold, vítima do acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira, 09, em Vinhedo-SP. O velório será realizado nesta segunda-feira (12), a partir das 19h00, na Nova Igreja Batista, na Vila Industrial, em Toledo.
Natural de Medianeira-PR, Hobold residiu por muitos anos em Marechal Cândido Rondon-PR, onde deixou um legado marcante no esporte.
Hobold estava a caminho de Salvador-BA para arbitrar o Campeonato Brasileiro de Judô. Ele era sensei e árbitro internacional Nível A, a mais alta graduação da arbitragem mundial, título conquistado em 2011, em Sidney, na Austrália. Foi o primeiro paranaense a alcançar tal feito em mais de seis décadas de história da Federação Paranaense de Judô.
Ao longo de sua trajetória, arbitrou importantes competições como a Universíade na Tailândia, o Grand Slam de Moscou, o Campeonato Mundial das Forças Armadas no Rio de Janeiro, etapas da Copa do Mundo de Judô, campeonatos Sul-americanos, pan-americanos e torneios internacionais em diversos países.
Além da carreira no judô, Edilson Hobold era um dedicado educador. Formou-se em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com especialização em Atividade Física e Saúde pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Fundou a Associação de Judô Fujiyama em 1993, em Marechal Cândido Rondon, desenvolvendo projetos sociais em parceria com universidades e a Prefeitura, oferecendo aulas gratuitas para a comunidade. Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon por sua contribuição ao esporte e à educação.
As informações sobre o sepultamento de Edilson Hobold ainda não foram confirmadas oficialmente.
Via Toledo News