Na madrugada desta sexta-feira (9), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o suspeito do assassinato do estudante de enfermagem Matheus João de Castro Santana, de 20 anos. O crime ocorreu na tarde de quinta-feira (8) em um ônibus biarticulado Pinhais/Rui Barbosa, no bairro Cristo Rei, em Curitiba.
O suspeito, conhecido da polícia por diversas passagens por furto e roubo, foi detido em sua residência no bairro Uberaba, em Curitiba. Após o crime, o suspeito fugiu a pé pela Avenida Presidente Affonso Camargo e vendeu o celular da vítima por R$ 400, que usou para adquirir roupas e drogas. Inicialmente, o detido negou sua participação no crime, mas depois confessou, alegando que Matheus teria reagido, embora esta versão não seja corroborada por testemunhas.
O delegado João Marcelo Renk informou que o suspeito possui um histórico criminal extenso, com várias prisões anteriores por roubo a celular utilizando arma branca, a última das quais ocorreu no início de outubro de 2023. O suspeito estava usando tornozeleira eletrônica no momento do crime.
“A arma usada no crime não foi localizada. O suspeito agiu sozinho, furou a catraca e entrou pela porta traseira do ônibus, procurando uma vítima para roubar. Possivelmente, a vítima reagiu e isso resultou nas facadas”, detalhou o delegado.
Sobre a extensa ficha criminal do suspeito, o delegado ressaltou que questões relacionadas à liberdade do acusado devem ser dirigidas à Justiça. “A prisão não traz a vida do rapaz de volta, mas cumprimos nosso papel”, concluiu o delegado.
O suspeito foi autuado em flagrante por latrocínio, que é o roubo seguido de morte.