Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, o Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão e com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu sete mandados de busca e apreensão na cidade, expedidos pela Vara Criminal local. A operação, denominada "Rota Certa", investiga possíveis crimes de fraude em licitações, associação criminosa e formação de cartel envolvendo empresários do setor de transporte escolar.
Durante a ação, foi realizada uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo. A investigação, que começou em 2023, aponta que empresários ligados a uma associação sem sede ou endereço fixo teriam combinado previamente os valores dos lances e definido quais rotas e lotes cada um disputaria na licitação promovida pelo município para a contratação do serviço de transporte escolar. Esse esquema teria como objetivo fraudar o processo, impedindo a participação de outras empresas e limitando a concorrência.
O MPPR já constatou que dois empresários utilizaram lances cruzados em um pregão eletrônico para garantir a vitória nos lotes desejados, o que resultou na desclassificação de ambos na licitação. Além disso, as autoridades buscam apurar se houve formação de cartel, enriquecimento ilícito por parte de pessoas ligadas à associação, contratação de serviços por valores inexequíveis com a promessa de aditivos futuros, e a possível participação de servidores públicos no direcionamento das licitações.