O Major Jazac do Corpo de Bombeiros concedeu entrevista à imprensa para detalhar a situação do incêndio que atingiu a indústria da Copacol em Cafelândia. O chamado de emergência foi recebido por volta das 20h40, quando a brigada de incêndio da empresa percebeu que as chamas haviam fugido ao controle inicial.
Imediatamente, equipes de combate a incêndio foram mobilizadas, incluindo um caminhão do posto de brigada comunitária de Nova Aurora, além de uma carreta e um caminhão ABTR de Cascavel.
Oficiais como o capitão Felipe e o coronel Araújo, também se deslocaram para o local. Viaturas de outras cidades da região, como Toledo, foram acionadas para dar suporte, e empresas locais cederam caminhões pipa.
Ao chegarem, os bombeiros encontraram a situação com chamas altas, mas todos os funcionários já haviam sido evacuados de forma segura pela brigada de incêndio da empresa, que seguiu os protocolos de prevenção.
O controle das chamas foi alcançado por volta da uma da manhã, e o trabalho de rescaldo ainda está em andamento. Até agora, foram utilizados cerca de 100 mil litros de água no combate ao fogo.
Quanto às causas do incêndio, ainda estão sendo investigadas pela polícia científica e pela perícia particular da empresa. Não houve registro de vazamento de amônia, embora um princípio de vazamento tenha sido descartado após monitoramento constante com equipamentos de multigás. Também não houve feridos, segundo o Major Jazac.
{getCard} $type={post} $title={Veja}
O isolamento da área foi mantido como precaução devido ao uso de amônia nos sistemas de refrigeração do frigorífico, mas até o momento não há indícios de contaminação da população ou do ambiente ao redor. O trabalho de monitoramento continua, enquanto a extensão total dos danos ainda está sendo avaliada.