Há milênios alguns dos grandes cérebros da humanidade tentam entender e prescrever a fórmula do sucesso. Ninguém, até agora, conseguiu êxito nessa missão. Talvez a resposta para essa indagação de bilhões esteja em um estudo que analise a história de vida, o perfil empreendedor, o talento, a humildade e a humanidade de um paranaense. Gustavo Bacila é um fenômeno empresarial e colecionador de atitudes que arrasta e inspira multidões. Um pouco da essência de Gustavo foi apresentada quinta-feira à noite, 1, em Cascavel, durante reunião empresarial da Acic.
Above, a construção de uma marca paranaense que disputa com multinacionais do setor foi o tema da apresentação de Gustavo que lotou a Sala Paraná. Filho de um veterinário, Gustavo não teve moleza e com o sonho de melhorar a sua e a vida da família se tornou um empreendedor de vendas bem cedo. Os desafios e o pesado jogo do mercado agregaram habilidades à personalidade de Gustavo que, depois da frustração do contato com um cliente em Buenos Aires, decidiu virar industrial. Com sede em Palmeira, cidade próxima de Curitiba, a Baston passou a fabricar os mais diversos produtos de higiene e limpeza. Há apenas seis anos, a Above surgiu com a proposta de revolucionar o mercado da beleza, unindo qualidade e preços justos, como define o empreendedor.
A meta inicial era a fabricação de 300 mil unidades por mês e a contagem mais recente ultrapassa 12 milhões. A empresa cem por cento nacional e que começou pequena rivaliza com multinacionais centenárias. E o sonho de Gustavo parece não ter limites: atualmente, a Above é o maior complexo de aerossol da América Latina e ele quer transformá-lo no maior do mundo. Quem conhece Gustavo, seus fortes vínculos familiares e o tipo de tratamento amigável e respeitoso que dispensa aos funcionários, clientes e consumidores, não tem dúvida que essa conquista se resume apenas a uma questão de tempo.
Marketing
A enorme capacidade de trabalho, a humildade e a simplicidade de Gustavo concorrem com a sua sensibilidade nata para o marketing, responsável pelos saltos exponenciais do negócio que dá emprego a mais de 1,7 mil colaboradores. Gradualmente, a Above passou a aparecer em espaços publicitários de alcance nacional, como Programa do Ratinho, A Fazenda, Big Brother Brasil e Caldeirão do Huck. O craque Neymar, ídolo em todo o mundo, juntou-se à empreitada e virou o embaixador da Above. Os produtos da marca, apoiada por campanhas que compartilham a essência da vida e o melhor das pessoas, começaram a integrar a cesta de preferências das mais diferentes classes.
Mesmo já exportando a vários países e fazendo a concorrência suar frio, o próximo lance de Gustavo parece ousado até mesmo para os que acompanham a sua jornada desde o início. Agora, ele vai associar produtos de sua fábrica, da modesta Palmeira, ao universo multibilionário da NBA, a maior e mais famosa liga de basquete do planeta.
De sobre você, agora a frase de apoio dos itens da Above traz como mensagem as palavras respire, transpire e inspire, termos preciosos entre os coachs de todos os patamares de sucesso. “A Above e a história do Gustavo estão conectadas aos princípios que defendemos: networking, capacitação e reconhecimento de marcas e profissionais”, resumiu a presidente da ADVB (Associação de Dirigentes de Marketing de Vendas do Brasil), Gyslaine Muraro.