Diretores da Coagru (Cooperativa Agroindustrial União), de Ubiratã, e da Coopavel, de Cascavel, assinaram uma parceria histórica nesta semana. O acordo de intercooperação é para o fornecimento de fertilizantes que passam a ser disponibilizados aos 2,9 mil cooperados da Coagru, cooperativa com 49 anos de história e 850 colaboradores.
“Estamos muito felizes e animados com essa parceria com a Coopavel, cooperativa reconhecida no Paraná e no Brasil. Com acesso a fertilizantes produzidos por uma indústria de grande tradição, levaremos ao campo, nos municípios nos quais estamos presentes, uma linha Premium e Super Premium de fertilizantes, que contribuirão para produtividades de grãos ainda mais elevadas”, conforme o diretor-presidente da Coagru, Cavalini Carvalho.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, entende a intercooperação como um dos mais importantes instrumentos de fortalecimento e de engrandecimento do movimento cooperativista brasileiro. “Por meio desse mecanismo, cooperativas têm a chance de unir forças para reduzir custos, ampliar oportunidades e melhorar resultados aos cooperados. Coopavel e Coagru têm muito a contribuir uma com a outra e eu também estou muito feliz e otimista com esse acordo que acabamos de celebrar”.
O gerente geral das indústrias de fertilizantes da Coopavel, o agrônomo Rogério Rizzardi, informa que são mais de 32 anos de experiência na área de fertilizantes, o que faz da cooperativa uma referência na área. “A qualidade do que produzimos é reconhecida até no exterior justamente devido aos bons resultados alcançados ao longo dos anos”. A Coagru, a partir dessa intercooperação com a Coopavel, passa a ter acesso a toda linha de mais de cem fórmulas registradas e ativas.
“Vamos oferecer toda linha Premium e Super Premium destinada a plantio, bem como formulações para adubação de cobertura (fertilizantes nitrogenados), acentua Rizzardi. O agrônomo Helio Sebold, gerente da Fábrica de Fertilizantes, complementa: “Além das formulações de fertilizantes sólidos já disponíveis, a Coagru poderá ter acesso a formulações personalizadas para melhor atender as demandas dos seus associados”. A indústria da Coopavel está instalada no terminal ferroviário da Ferroeste e tem capacidade de produção de até 300 mil toneladas ano.
Segundo Sebold, a parceria representa a possibilidade de competitividade de ambas as cooperativas, de aproveitar ainda mais a capacidade da indústria, de atender a Coagru com fertilizantes de alta tecnologia e de levar oportunidade aos cooperados ao terem acesso a uma linha de produtos de performance elevada, além de otimizar capacidade logística das duas.
A Coagru
A Coagru, criada em 1975, é um marco em toda a região do Médio Vale do Rio Piquiri. Ela nasceu em Ubiratã em um encontro de 36 agricultores. Atualmente, a Coagru tem unidades nos municípios de Ubiratã, Campina da Lagoa, Nova Cantu e Anahy.