Nesta terça-feira (20) a Polícia Militar do Paraná, por meio do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) junto ao CGFRON/Ministério da Justiça realizaram a abertura do curso de Condutor e Operador de Cães Farejadores de Drogas, em sua segunda edição, a qual busca formar mais condutores de cães policiais especialistas de faro entorpecente.
O curso conta com instrutores especialistas do Estado de Goiás e alunos de seus estados do Brasil, como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. São 32 alunos, que serão instruídos com a utilização de 14 cães, oriundos de batalhões e companhias de Operações com Cães. Após a solenidade de abertura, foi ministrada palestra com o Coronel Ronimar Vargas Jobim, Coordenador-Geral de Fronteiras e Amazônia, cujo tema foi “Perspectivas do Emprego de Cães no Contexto da Proteção de Fronteiras, Divisas e Biomas”.
Nas próximas semanas de curso, além dos objetivos da malha curricular, propiciar-se-á o fortalecimento das ações e operações que fazem uso do emprego dos cães na faixa de fronteira, aumentando assim o número de apreensões e prisões de criminosos envolvidos no Tráfico de Entorpecentes, sendo mais uma ferramenta no combate ao crime.