Mulheres das mais diferentes idades e profissões participaram, na segunda-feira, 22, de um ato público para pedir o fim da violência e do feminicídio. A segunda edição da Caminhada do Meio-Dia foi organizada pela primeira-dama Fabíola Paranhos com apoio de inúmeras entidades, entre elas o Núcleo Acic Mulher, ligado ao Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
“O desafio é de todos juntos construirmos uma sociedade mais humana, mais respeitosa e que combata de todas as formas a violência contra a mulher”, afirma a coordenadora do Acic Mulher, Daiane Rosseto. Além de mulheres, a Caminhada do Meio-Dia contou com a participação de famílias, entidades e autoridades. Segundo Daiane, a participação e o apoio da sociedade são imprescindíveis para o sucesso dessa causa.
Conforme a coordenadora do Acic Mulher, a violência contra a mulher, e o feminicídio, são reflexos de problemas estruturais que precisam ser entendidos e devidamente enfrentados. “As desigualdades estão entre os fatores geradores de uma prática que precisa ser amplamente denunciada e derrotada”. O que a comunidade de Cascavel realizou com a Caminhada do Meio-Dia é um ato inspirador e que deve ser apoiado.
Durante o ato, houve a integração dos participantes e o fortalecimento de consensos necessários para derrotar toda forma de violência: “A mobilização social, a educação sobre os direitos das mulheres e o fortalecimento das redes de apoio são essenciais para erradicar a violência de gênero”, destaca Daiane Rosseto.