A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de 565 cigarros eletrônicos na noite desta quinta-feira (18), em Céu Azul, no Oeste do Paraná. A mercadoria contrabandeada do Paraguai seria levada para o interior de Santa Catarina. Um homem foi preso por contrabando.
Às 20h50 de ontem, no quilômetro 642 da BR-277, uma equipe da PRF deu ordem de parada ao condutor de um Chevrolet Celta. O homem estava nervoso durante a abordagem, o que levou os policiais a fazerem uma busca no interior do carro, onde encontraram uma mala no banco traseiro.
Dentro da mala, a equipe da PRF encontrou 565 cigarros eletrônicos, avaliados em R$ 19.800,00. Os cigarros foram contrabandeados do Paraguai e, segundo o motorista, seriam levados para Chapecó, onde seriam distribuídos.
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) têm sua comercialização, importação e distribuição proibidas no Brasil. Os líquidos usados nos DEF apresentam diversos riscos para a saúde, além de grandes doses de aditivos químicos e nicotina. Um estudo da Universidade de Stanford (EUA) mostrou que um “pod” de cigarro eletrônico equivale a um maço inteiro de cigarro convencional.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de contrabando. A ocorrência foi encaminhada para a Receita Federal.