Vigilância em Saúde do Trabalhador tem atuação reconhecida pela Câmara



Nesta quinta-feira (20) o Legislativo cascavelense entregou Votos de Louvor e Congratulações à Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), em reconhecimento ao trabalho em ações preventivas, corretivas e de orientação aos trabalhadores e empresários no município. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Santello (União Brasil).

Em 18 abril de 2018 Cascavel implementou na Secretaria de Saúde o novo setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) como parte da Vigilância em Saúde, que conta ainda com os setores de Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância Epidemiológica. Este serviço tem como objetivo executar ações de prevenção e promoção e proteção à saúde do trabalhador em consonância com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná, bem como políticas municipais de atenção aos agravos relacionados ao trabalho. As atividades são executadas por meio de inspeções nos ambientes e processos de trabalho, investigação epidemiológica dos agravos relacionados à saúde do trabalhador, bem como através de educação continuada à população, em articulação com atenção primária em saúde, órgãos públicos federais e estaduais e conselhos locais.

Como destacou o vereador Professor Santello, “o trabalho inovador da Visat tem sido fundamental para reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais e, portanto, contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida desta parcela importante da população da nossa cidade, que são os trabalhadores”.  

“Com a atuação da Visat houve um aumento de mais de 200% nas notificações de agravos, diminuição das subnotificações, alinhamento com os serviços de saúde públicos e privados, capacitação dos servidores em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família,  inspeções de rotina em construção civil, postos de combustíveis, abatedouros, investigação de todos os óbitos e amputações envolvendo crianças e adolescentes no município, isso tudo enfrentando a maior crise de saúde do mundo, a pandemia de covid-19”, detalhou Neri Gehlen.

Estiverem presentes Miroslau Bailak, secretário de saúde do município, Renato Dal Ross, procurador regional do Trabalho, Elisangela Faria, da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Cascavel, Neri Wagner Gehlen, gerente do departamento de vigilância em saúde do trabalhador, Marilia Montiel Coutinho, gerente do serviço especializado em Engenharia de segurança e em Medicina do Trabalho da prefeitura, Claudina Abelini, coordenadora de segurança do trabalho do CEEP Pedro Boaretto Neto, Geovane Gentil, assessor da direção do Consamu, Igor Bonemberger, vereador jovem representando o CEEP e Monica dos Santos Silva, proprietária da empresa Refrigele ar-condicionado.

Postagem Anterior Próxima Postagem